PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ALINE MOURA ARAUJO

DISCENTE: ALINE MOURA ARAUJO
DATA: 31/10/2022
LOCAL: Google Maps
TÍTULO: DETECÇÃO E DESTAQUE EM VÍDEO DE OBJETOS UTILIZANDO YOLO
PALAVRAS-CHAVES: Instrumentos Musicais, Detecção de Objetos, Detecção em Vídeo, YOLO
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Software Básico
RESUMO: Em dispositivos celulares e câmeras, está crescentemente presente a funcionalidade de ampliação de imagem (do inglês, zoom), no entanto, ainda é uma inovação utilizar detecção de objetos para automatizar esta tarefa. A detecção é um problema clássico relacionado à visão computacional que trata da localização de instâncias de objetos semânticos em uma classe específica. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi implementar um sistema capaz de realizar a detecção de objetos de forma automática em vídeo, avaliando seu funcionamento com guitarra, violão e microfone. Após essa detecção, um novo vídeo foi gerado dando ênfase ao instrumento detectado, a fim de facilitar a observação de sua execução. Para tanto, foi desenvolvido um sistema que, utilizando um modelo YOLOv4, é capaz de identificar objetos e fazer um procedimento semelhante a um zoom in no vídeo. Foi implementado um pipeline, onde é feita primeiramente uma extração dos quadros dos vídeos, e, em seguida, a detecção de um objeto parametrizado em um intervalo de 12 quadros. Após a detecção, é feito o recorte seguindo uma metodologia de interpolação para tratar a fluidez do vídeo, e, por fim, um novo vídeo é gerado a partir desses recortes. Foram feitos testes com diferentes parâmetros de extração dos quadros, utilizando vídeos recuperados do Youtube, avaliando 4 cenários para a extração das imagens. Nesses testes, foram avaliados a performance do modelo de detecção, o tempo levado para a extração e o percentual de informação excluída no vídeo de saída em cada cenário. Para a validação desse pipeline, foi adotada uma metodologia, assumindo que detecção funcionaria de forma eficiente, para validar a heurística implementada na interpolação, a confiança do modelo para os 4 cenários de extração e o comportamento do sistema ao lidar com problemas de oclusão no vídeo. Na validação, foi utilizado um modelo pré-treinado da rede neural de código aberto YOLOv4 com 80 classes, realizando a detecção de objetos arbitrários, sendo gato e cachorro as classes escolhidas. Além disso, também foi treinado um modelo personalizado YOLOv4 e a base da Imagenet, para que seja capaz de fazer a detecção específica de instrumentos musicais. Em relação aos resultados da rede, apesar de não ser o foco deste trabalho, a precisão média alcançada pelo modelo nas classes guitarra, violão e microfone foi 61,90%, 87,94% e 62,27%, respectivamente. No sistema de zoom in, foi possível perceber que, quanto melhor o parâmetro de extração, maior é a quantidade de objetos detectados pelo modelo, como, também, a detecção tem maior precisão e qualidade. Houve uma pequena perda de qualidade em relação à resolução do vídeo original, e não houve perda significativa de conteúdo do vídeo devido ao intervalo dos quadros na detecção. Concluindo as análises dos resultados obtidos, é possível afirmar que a proposta do trabalho obteve êxito, pois, todos os objetivos apresentados foram alcançados. Para trabalhos futuros, almeja-se testar novos modelos de detecção, implementação de novos critérios de avaliação do vídeo de saída e paralelização das etapas do pipeline.
Presidente - 1743917 - THAIS GAUDENCIO DO REGO
Interno - 1167863 - LEONARDO VIDAL BATISTA