PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: DEMIS DOUGLAS GOMES SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEMIS DOUGLAS GOMES SANTOS
DATA: 30/08/2023
LOCAL: Centro de Informática
TÍTULO: Engenharia Social e Contrainteligência: Mitigando a Insegurança Digital de Informação
PALAVRAS-CHAVES: Segurança. Engenharia Social. Contrainteligência. Informação. Hacker.
RESUMO: A Segurança digital na evolução da sociedade digital é um ponto bastante sensível. A aplicação de engenharia social para manipulação de um terceiro a fim de obter vantagens é uma das técnicas de maior aplicabilidade no mundo digital e físico. Trata-se do ato de explorar vulnerabilidades humanas para conseguir acesso injustificado a informações ou a sistemas computacionais. A contramedida desta técnica é denominada de contrainteligência, que visa mitigar o dano causado por meio da engenharia social. A pesquisa em tela seguirá em direção a resposta das seguintes questões: Qual a gênese da engenharia social e como ela é aplicada? A contrainteligência consegue mitigar os efeitos causados pela engenharia social? A partir deste norte, a pesquisa seguirá no limiar do estado da arte, buscando, de maneira construtiva contribuir com o tema pela investigação se o conjunto de contramedidas proposto neste trabalho é capaz de mitigar os efeitos da engenharia social. A adoção de tais medidas denomina-se de contrainteligência em engenharia social. As fontes desta pesquisa se dividem em primária e secundária, onde as primárias são os trabalhos acadêmicos e como fonte secundária serão analisadas reportagens e matérias em veículos de comunicação de conceito social elevado e serão empregadas para subsidiar a adoção e proposição de frameworks conceituais da gênese da engenharia social e da respectiva contrainteligência de mitigação. Para lograr êxito nos objetivos aqui pontuados, será aplicada uma metodologia de pesquisa exploratória e qualitativa, na qual serão realizados estudos de casos ocorridos com pessoas naturais e entidades que sofreram ataques de engenharia social, bem ou malsucedidos, com o propósito de testar os frameworks adotados/propostos.
Presidente - 2126491 - GUSTAVO HENRIQUE MATOS BEZERRA MOTTA
Interno - 1170572 - GLEDSON ELIAS DA SILVEIRA