PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: RICHELIEU RAMOS DE ANDRADE COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICHELIEU RAMOS DE ANDRADE COSTA
DATA: 31/08/2023
LOCAL: Lavid, CI, UFPB
TÍTULO: Estratégias de sincronismo de sinais de Libras em fluxos de vídeo de televisão digital
PALAVRAS-CHAVES: Compressão de sentenças, ajuste elástico em multimídias, linguagem de sinais, TV-DIGITAL 3.0
RESUMO: A TV-Digital brasileira está passando pela fase de desenvolvimento da sua terceira geração. Nessa geração, uma das novidades trazidas para a tv aberta e gratuita é a inclusão digital dos surdos. As emissoras irão transmitir glosas de linguagem de sinais para as TVs serem capazes de exibirem os sinais com seus avatares, seja na tela da TV ou em uma segunda tela, como um smartphone. Um problema nesse cenário é que a comunicação em libras demanda mais tempo do que a comunicação em português, o que, no pior cenário, acarretará em um grande atraso do intérprete virtual em relação ao conteúdo ao vivo exibido na tela. Pensando em resolver esse problema, foram propostas algumas abordagens que corroboram para a mitigação ou minimização dessa falta de sincronismo com conteúdo de vídeo sem que haja nenhum tipo de interrupção da continuidade de reprodução de multimídias. As propostas presentes nesse trabalho, após executadas, passarão por avaliação para validação.
Presidente - 1149359 - GUIDO LEMOS DE SOUZA FILHO
Interno - 2813926 - TIAGO MARITAN UGULINO DE ARAUJO