PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: FREDERICO AUGUSTO SANTOS BRASIL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FREDERICO AUGUSTO SANTOS BRASIL
DATA: 19/12/2023
LOCAL: Centro de Informática
TÍTULO: Aplicando Privacidade Diferencial em Middlewares para Cidades Inteligentes
PALAVRAS-CHAVES: Cidades Inteligentes. Internet das Coisas. Middleware. Privacidade Diferencial.
RESUMO: As Cidades Inteligentes surgem como centros urbanos tecnologicamente avançados, onde a integração de dispositivos conectados à Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) está revolucionando a relação dos cidadãos com o espaço urbano. Essas cidades usam tecnologias digitais não somente para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, mas também para melhorar a eficiência dos serviços públicos. Uma das principais ferramentas para este progresso é a IoT, que permite a coleta e processamento de dados por uma ampla rede de dispositivos conectados, desde sensores e câmeras até dispositivos móveis. Essa integração promove transformações relevantes para a sociedade, mas também desafios significativos em privacidade de dados. A coleta e processamento de grandes volumes de dados pessoais, muitas vezes sem consentimento, levanta preocupações sérias sobre a privacidade. Em cidades inteligentes, dados relevantes sobre hábitos, lugares e comportamentos dos habitantes são coletados e processados continuamente. Este estudo discutirá alguns desafios e soluções relacionadas à proteção de dados pessoais em aplicações voltadas para cidades inteligentes. Esses dados, se não forem protegidos adequadamente, estão sujeitos a abusos e exploração, sejam por órgãos governamentais, empresas privadas ou atores mal-intencionados. Questões como a identificação indevida de indivíduos, o rastreamento não autorizado e o uso “opaco”, não transparente, de informações pessoais para monitoramento ou propaganda direcionada são problemas reais que ameaçam a privacidade e a liberdade dos cidadãos em cidades inteligentes. O objetivo principal deste trabalho é investigar a aplicação de Privacidade Diferencial (PD) em middlewares utilizados em aplicações para cidades Inteligentes. A PD surge como uma técnica promissora para permitir análises de dados robustas, mantendo, ao mesmo tempo, a privacidade dos dados dos indivíduos. A pesquisa visa identificar, analisar e propor soluções de desenvolvimento para um novo middleware ou para uma adaptação de um já existente, incorporando mecanismos de PD, para equilibrar funcionalidade e privacidade dos dados. Dessa forma, este estudo pretende não apenas preencher uma lacuna na literatura atual, como também fornecer uma contribuição prática para o crescimento socialmente responsável das Cidades Inteligentes, onde a privacidade de dados pessoais deve ser levada em conta, assim como a inovação tecnológica.
Presidente - 1170572 - GLEDSON ELIAS DA SILVEIRA
Interno - 2126491 - GUSTAVO HENRIQUE MATOS BEZERRA MOTTA