PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: FRANCISCO DE ASSIS SIQUEIRA JUNIOR

DISCENTE: FRANCISCO DE ASSIS SIQUEIRA JUNIOR
DATA: 30/08/2016
LOCAL: CI
TÍTULO: Gerenciamento de Recursos em Redes de Sensores sem Fio Heterogêneas
PALAVRAS-CHAVES: Redes de sensores sem fio, RSSF, SDN, gerência de recursos
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Teleinformática
RESUMO: Redes de Sensores sem Fio (RSSFs) consistem em dezenas ou ate centenas de sensores que tem por objetivo monitorar e, eventualmente controlar determinado ambiente. Normalmente, uma RSSF possui sensores identicos e atendem a uma unica aplicacao. Contudo, ultimamente percebeu-se a necessidade de utilizacao de diferentes sensores (RSSF Heterogeneas - RSSFHs) para atender a diferentes tipos de aplicacoes. Esta heterogeneidade dificulta o gerenciamento, uma vez que as diferentes caracteristicas fisicas dos sensores (consumo de bateria, poder de processamento, alcance de radio, etc) e os diferentes requisitos das aplicacoes influenciam na escolha dos melhores sensores para atender a uma requisicao. Por este motivo, este trabalho propoe um modelo de gerenciamento de RSSFHs baseado no paradigma SDN. Este modelo permite a selecao sob-demanda de estrategias de alocacao de sensores, levando em consideracao os diferentes requisitos das aplicacoes e as diferentes caracteristicas fisicas dos sensores, de forma a alcancar um determinado objetivo, como por exemplo, estender o tempo de vida da rede.
Presidente - 1887274 - FERNANDO MENEZES MATOS
Interno - 1545175 - IGUATEMI EDUARDO DA FONSECA