PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: FRANCISCO DE ASSIS SIQUEIRA JUNIOR

DISCENTE: FRANCISCO DE ASSIS SIQUEIRA JUNIOR
DATA: 30/08/2016
LOCAL: CI
TÍTULO: Seleção de Sensores em Redes de Sensores Sem Fio Heterogêneas para Cidades Inteligentes
PALAVRAS-CHAVES: Redes de sensores sem fio, RSSF, SDN, gerência de recursos
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Teleinformática
RESUMO: Apesar de ser uma tecnologia ja consolidada, pesquisas em Redes de Sensores Sem Fio (RSSFs) vem passando por desafios devido a sua intrinseca relacao com os paradigmas de Cidades Inteligentes e Internet das Coisas (Internet of Things - IoT). Tradicionalmente, as RSSFs sao implantadas e utilizadas para atender a uma unica aplicacao e sao compostas por sensores com as mesmas caracteristicas fisicas. Contudo, ao se considerar ambientes inteligentes, onde varios objetos podem coletar dados, desencadear acoes e interagir entre si de forma a prover servicos sofisticados, e facil perceber a heterogeneidade dos tipos de aplicacoes que podem realizar requisicoes em tais ambientes. Alem disso, e real a possibilidade de interacao entre diferentes tipos de equipamentos, como por exemplo, sensores com diferentes caracteristicas fisicas, criando assim uma RSSF Heterogenea (RSSFH). Por este motivo, este trabalho objetiva contribuir para a gerencia de RSSFHs em ambientes de Cidades Inteligentes ao propor uma abordagem para selecao dinamica e sob-demanda de sensores, levando em consideracao as caracteristicas fisicas dos sensores e as demandas das aplicacoes requisitantes. Esta abordagem foi utilizada no framework POlicy-based Sensor SElection in Heterogeneous Wireless Sensor Network (POSSE-HWSN), o qual foi implementado para validar a proposta. Testes realizados demonstram que atraves da utilizacao de POSSE-HWSN foi possivel escolher os sensores com os recursos de hardware mais adequados para atender a cada aplicacao, melhorando assim a eficacia da selecao.
Presidente - 1887274 - FERNANDO MENEZES MATOS
Interno - 1545175 - IGUATEMI EDUARDO DA FONSECA