PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ARUAN GALVES NASCIMENTO AMARAL

DISCENTE: ARUAN GALVES NASCIMENTO AMARAL
DATA: 22/08/2017
LOCAL: Escola Superior de Redes
TÍTULO: Uma Abordagem Baseada em Riscos de Software para Seleção de Requisitos
PALAVRAS-CHAVES: Problema do próximo release; otimização multi-objetiva, gerenciamento de riscos, requisitos de software
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO: Em abordagens de desenvolvimento incremental, existe um grande interesse em entregar releases do sistema dentro do cronograma, sem estourar o orcamento, e, ao mesmo tempo, que agregue o maximo de satisfacao possivel aos interessados no projeto. Assim, o processo de selecao de requisitos e um fator-chave para identificar um subconjunto bom ou ate mesmo otimo de requisitos candidatos que atendam estas condicoes. Tecnicas tradicionais que envolvem um processo manual de selecao e priorizacao de requisitos encontram limitacoes ao lidar com um grande conjunto de requisitos. Nesta direcao, o Problema do Proximo Release, do ingles Next Release Problem (NRP), apresenta uma modelagem computacional para este processo decisorio, evoluindo desde uma abordagem simples com um unico objetivo a ser alcancado dado um orcamento-limite, partindo para abordagens com multiplos objetivos que flexibilizam a tomada de decisao, sem restringir limites pre-fixados para as metas a serem alcancadas no release. Apesar desta evolucao, a maior parte das contribuicoes para o Problema do Proximo Release nao tratam riscos de software, que e um fator-chave que pode impactar profundamente o custo do projeto e a satisfacao dos stakeholders. Deste modo, este trabalho propoe uma abordagem baseada em riscos para um problema do proximo release multi-objetivo, em que os riscos sao incorporados nas avaliacoes de custo e satisfacao do sistema a ser entregue. De modo a validar a proposta, alem de uma revisao sistematica comparando a literatura existente relacionada com o tema da abordagem proposta, o trabalho apresenta resultados de tres metaheuristicas distintas capazes de lidar com multiplos objetivos a serem otimizados. Estes algoritmos sao aplicados a duas bases de dados semi-reais que revelam a eficiencia e aplicabilidade potencial da abordagem proposta.
Presidente - 1170572 - GLEDSON ELIAS DA SILVEIRA
Interno - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA