PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO HENRIQUE SILVA GABI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO HENRIQUE SILVA GABI
DATA: 31/01/2018
LOCAL: CI
TÍTULO: ABORDAGEM SDWN PARA GERENCIAMENTO DO PROCESSO DE HANDOFF EM REDES 802.11 BASEADO EM PERFIS DE APLICAÇÕES
PALAVRAS-CHAVES: Redes 802.11, Handoff, SDWN, Perfil
RESUMO: Atualmente os dispositivos móveis vem ganhando cada vez mais espaço na vida do usuário final, prova disso são as recentes pesquisas que estimam que o tráfego IP destes dispositivos até 2021 ultrapassará o de PC’s. O crescimento das conexões móveis sugere que existe um grande desafio quanto ao gerenciamento dos recursos em redes sem fio, pois a cada dia surgem novas aplicações que demandam novos requisitos de qualidade de serviço, como os serviços de voz e vídeo que necessitam de uma atenção especial quando inseridas no contexto de mobilidade. No Brasil além de observar esse mesmo fenômeno global, também pode-se constatar a preferência, entre os usuários de telefonia móvel, pelo uso de dados em redes Wi-Fi, nos levando ao seguinte problema: como gerenciar a qualidade de serviço em redes Wi-Fi que possuem alta mobilidade? Quando se fala em mobilidade, logo vem a mente o processo de handoff, pois é dele a responsabilidade de garantir a resiliência da conexão, assim como é nele que está a solução para a garantir a qualidade de serviço em um cenário de alta mobilidade. Apesar do handoff ser padronizado pelo IEEE (802.11) o grande problema desse processo se encontra nas fases de detecção e descoberta, que tratam justamente do início do processo de handoff e da escolha do melhor ponto de acesso de destino, respectivamente. Até o presente momento vários trabalhos vêm sendo desenvolvidos propondo abordagens SDWN – Software Defined Wireless Networking – para diminuir o tempo de handoff visando uma melhor qualidade de serviço. Neste trabalho propomos um framework que usa uma abordagem SDWN para gerenciar o processo de handoff baseando-se em perfis de aplicações.
Presidente - 1887274 - FERNANDO MENEZES MATOS
Interno - 1545175 - IGUATEMI EDUARDO DA FONSECA