PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA TATIANE DE SOUZA BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA TATIANE DE SOUZA BRITO
DATA: 31/01/2018
LOCAL: Auditório do CI
TÍTULO: Uma Abordagem para a Identificação do Risco de Evasão na EAD Utilizando Visualização da Informação
PALAVRAS-CHAVES: EAD; Evasão; Visualização de Dados
RESUMO: O desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação e da Internet, influenciou a expansão da modalidade de educação a distância, com cursos sendo desenvolvidos nos Ambientes Colaborativos Virtuais de Aprendizagem (ACVAs). Contudo, esse crescimento da EaD veio acompanhado de altas taxas de evasão nos cursos dessa modalidade. Os ambientes virtuais de aprendizagem geram enormes quantidades de informações sobre as atividades dos alunos na plataforma (acessos, interações, notas, conteúdos lidos, etc). Essas informações podem ser muito úteis para tutores e professores analisarem a situação dos estudantes e identificarem problemas, como a evasão ou abandono dos cursos. Porém, a literatura aponta que essas informações geradas pelos ACVAs, são de difícil compreensão para os tutores e professores. Diante disso, surge a Analítica de Aprendizagem, que utilizando a visualização da informação, propõe que dados estratégicos dos alunos possam ser apresentados em uma funcionalidade integrada no ambiente virtual de aprendizagem de forma gráfica para que professores interpretem e avaliem rapidamente as informações. Com esse intuito, esse trabalho propõe a criação de um plugin que permita aos professores e tutores identificar alunos em situação de risco de evasão nos ambientes virtuais de aprendizagem, analisando dados estratégicos e ferramentas gráficas para exibi-los.
Interno - 401182 - ED PORTO BEZERRA
Externo ao Programa - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA