PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: RAQUEL PATRIOTA DA SILVA

DISCENTE: RAQUEL PATRIOTA DA SILVA
DATA: 31/07/2014
LOCAL: CCHLA - UFPB
TÍTULO: TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: Negatividade do Belo: A Estética crítica de Theodor Adorno
PALAVRAS-CHAVES: Adorno, Estética, Negatividade, Belo
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia
RESUMO: RESUMO: De certa maneira ofuscada pela profusão de trabalhos sobre a “Indústria da Cultura” ou, mais recentemente, sobre a Dialética Negativa, a Teoria Estética permanece relativamente pouco explorada em meio aos estudos sobre Adorno no Brasil. Seu valor não pode ser considerado secundário mas, como procuraremos demonstrar, essa é uma obra de especial relevância para a compreensão das relações que os conceitos entretecem na filosofia de Adorno. Nosso trabalho discute o conceito de Belo e o de Negatividade como modo de trazer à luz a forma dessas relações. Através de três momentos, exploraremos como a ideia de “negatividade” do conceito está implicada na reflexão estética e como, em consequência, essas considerações estéticas retornam à filosofia crítica de Adorno. Seu conhecido postulado sobre a Estética como correção da razão instrumental é paradigmático para a leitura de sua própria crítica à racionalidade, ele mesmo sendo resultado e força motriz de seu pensamento. Com isso, nosso trabalho é dotado de uma dupla possibilidade: por um lado, contribui com as discussões sobre a filosofia crítica de Adorno ao dar relevo à “negatividade” em sua estética; por outro, contribui com a estética, enquanto disciplina filosófica, ao mostrar como uma de suas categorias centrais, a noção de Belo, pode tomar parte no discurso crítico.
Presidente - 2169403 - ABRAHAO COSTA ANDRADE
Externo ao Programa - 337965 - ARTURO GOUVEIA DE ARAUJO