PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: POLYANNI DALLARA DANTAS OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLYANNI DALLARA DANTAS OLIVEIRA
DATA: 22/07/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO: A Arte como Verdade de um Povo: A concepção heideggeriana da Arte e a Brincadeira como Arte e Saber no Coco e Roda Paraibano
PALAVRAS-CHAVES: Arte; Heidegger; Jogo; Verdade; Cultura Popular.
PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia
RESUMO: As manifestações culturais populares são constituídas de elementos estéticos que criados e preservados pela oralidade, possuem dinâmicas próprias de manutenção e transformação ao longo do tempo em várias comunidades tradicionais do país. Além de dispor de autonomia em relação à lógica de mercado, resultado de um projeto colonialista ocidental subjacente ao desenvolvimento do método científico nas mais variadas áreas do saber, elas se distinguem da arte erudita em muitos aspectos dos quais aqui serão abordados. Tendo em vista a particularidade de elaboração de pensamento da tradição ocidental e da oralidade, buscou-se neste trabalho pensar a compreensão heideggeriana da obra de arte como a verdade de um povo, e os saberes do coco de roda paraibano que é uma manifestação cultural popular tradicional. E com isso, foi colocado em discussão o caráter comunitário e coletivo dos saberes das comunidades tradicionais, partindo dos seus elementos musicais, e o estudo sobre a obra de arte feito por Martin Heidegger. Diante dessas duas experiências do saber o que há de semelhante e único nelas? Quais são os pontos de contato e deslocamento entre esses dois modos de pensamento e experiência de criação de sentido? Além disso, a experiência do ser brincante e da brincadeira foram abordadas a fim de apresentar uma compreensão própria das comunidades sobre seus saberes, cultura e musicalidades e sentidos, e em paralelo se considerou a compreensão de jogo e brincadeira no pensamento de Martin Heidegger, Johan Huizinga e Gadamer. No primeiro capítulo, foi apresentada a compreensão heideggeriana sobre o fim da filosofia enquanto ciência e o pensamento do sentido. Já o segundo capítulo tratou da obra de arte como o pôr-se em obra da verdade tal como Heidegger a caracterizou. E por fim, o terceiro capítulo pensou a experiência da brincadeira, do jogo e do ser brincante a partir da reflexão de Heidegger, Huizinga e Gadamer em diálogo com o folguedo popular tradicional paraibano coco de roda.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673909 - GILFRANCO LUCENA DOS SANTOS
Interno - 1354361 - ROBSON COSTA CORDEIRO
Externo à Instituição - NINA GRAEFF
Externo à Instituição - THIAGO ANDRE MOURA DE AQUINO