PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANDRÉ LUIZ FRANÇA DOURADO

DISCENTE: ANDRÉ LUIZ FRANÇA DOURADO
DATA: 31/07/2023
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: REALISMO POLÍTICO E CONFLITOS: REFLEXÕES MAQUIAVELIANAS
PALAVRAS-CHAVES: Maquiavel; realismo político; liberdade; virtú, fortuna.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia
RESUMO: A presente dissertação tem como objetivo examinar o conceito de realismo político, formulado por Maquiavel, que destoava da tradição filosófica da antiguidade, do medievo e de alguns contemporâneos do autor, os quais eram vistos como idealistas e contemplativos. Pela sua análise de Roma e de Florença, traçou a política não como devia ser e sim, como é feita. Por isso, tanto o governante como os cidadãos devem agir de maneira ativa. A proposta é fazer aproximação entre os eventos e os conceitos que marcaram o final da época medieval, como no caso do humanismo cívico que propunha a ação política de forma ativa, e a essa abordagem foi dado o nome de realismo político. Por meio das obras O Príncipe e Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio, pretendemos demonstrar como Maquiavel herdou e aprimorou essa perspectiva na sua obra, marcando assim uma ruptura total com o que era feito anteriormente e fundando sobre sua obra os alicerces da política moderna; tendo como objetivo secundário, ao passar pela obra do florentino, descrever os conceitos de virtú, fortuna, liberdade, manutenção do poder, etc. Ao final teremos evidências que corroborarão com o anseio de que o exercício político corresponda às exigências do tempo vivido e simultaneamente promova a liberdade como vista na obra maquiaveliana.
Presidente - 1668609 - SERGIO LUIS PERSCH
Interno - 3142936 - BETTO LEITE DA SILVA