PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JOSÉ FERREIRA JÚNIOR

DISCENTE: JOSÉ FERREIRA JÚNIOR
DATA: 27/07/2023
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: A moral na obra "O Príncipe" de Nicolau Maquiavel
PALAVRAS-CHAVES: Moral, realismo, fortuna, política.
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia
RESUMO: Na filosofia política de Maquiavel, a moral é vista como flexível e adaptável às necessidades do Estado, em vez de uma série de regras rígidas e universais. O príncipe deve ser capaz de agir de acordo com as circunstâncias e as necessidades do momento, mesmo que isso signifique agir de maneira imoral. A finalidade suprema da política é o bem-estar do Estado, e o príncipe deve ser capaz de proteger esse bem-estar, mesmo que isso signifique sacrificar sua moralidade. Ele argumenta que as virtudes tradicionais, como a honestidade, a justiça e a clemência, podem ser contraproducentes na prática política, e que o príncipe deve estar disposto a sacrificá-las em nome do bem-estar do Estado. A pesquisa tem como objetivo analisar a moral, tendo como ponto de partida a obra O Príncipe dividido em blocos de capítulos de acordo com o tema por eles tratado: como adquirir um estado?; assegurar a sociedade; armar o povo; conselhos que devem ser observados pelo governante para manter o poder; disposição para escolha dos ministros; fortuna, acaso, Deus ou livre arbítrio?. Ao apresentar o pensamento do cidadão florentino, foram realizadas reflexões importantes, identificando nas duas primeiras partes a moral empregada pelo pensador, bem como as atitudes que o príncipe/governante deve desenvolver para adquirir (primeira parte) e assegurar (segunda parte) o estado/principado. Na terceira parte é debatido o realismo maquiaveliano, enfatizando que a moral empregada pelo pensador é uma ação prática para assegurar a governabilidade. E na última parte será debatida a questão da fortuna na filosofia maquiaveliana, exposta pelo pensador nos três últimos capítulos do livro, nos quais ele argumenta que o governante deve se preparar para aproveitar a oportunidade que lhe é apresentada. Nas considerações finais são debatidos os principais pontos analisados na temática da obra em questão.
Presidente - 1668609 - SERGIO LUIS PERSCH
Interno - 3142936 - BETTO LEITE DA SILVA