PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: NOADIA PRISCILA ARAUJO RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NOADIA PRISCILA ARAUJO RODRIGUES
DATA: 28/04/2021
LOCAL: https://meet.google.com/etn-bizo-puo
TÍTULO: SELEÇÃO DE BACTÉRIAS LÁTICAS COM POTENCIAL PROBIÓTICO ISOLADAS DE FRUTAS E AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE SOBREVIVÊNCIA EM DIFERENTES MATRIZES ALIMENTARES
PALAVRAS-CHAVES: Análise multivariada. Lactobacillus spp. Propriedades tecnológicas. Alimentos funcionais. Sucos de fruta.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: O desenvolvimento de alimentos funcionais a base de frutas adicionados de probióticos ainda é um desafio para a indústria, o que demonstra a necessidade de se obter isolados com capacidade de se adaptarem a estas matrizes. O objetivo deste estudo foi identificar isolados de bactérias láticas (BAL) de amostras de banana, laranja, maçã e uva, avaliar suas características probióticas e tecnológicas in vitro e selecionar os isolados mais promissores para uso como probióticos em alimentos. Ainda, foi verificada a capacidade de sobrevivência de dois isolados de Limosilactobacillus fermentum isolados de subprodutos do processamento de frutas, previamente caracterizados como canditados para uso como probióticos, quando incorporados em sucos de laranja e maçã durante o armazenamento refrigerado e quando expostos à digestão gastrintestinal simulada. Procedeu-se o isolamento, caracterização fenotípica e préidentificação dos isolados obtidos das amostras de frutas, seguindo-se pela realização de testes de segurança. Posteriormente, foram realizados testes in vitro para avaliar o potencial tecnológico e probiótico dos isolados remanescentes. Por meio do uso de análises estatísticas multivariadas, os isolados mais promissores foram selecionados, identificados por sequenciamento do gene 16S-rRNA e avaliados quanto a capacidade de sobrevivência em diferentes matrizes alimentares. Foram obtidos 93 isolados de BAL das amostras de frutas, porém 27 isolados foram excluídos nos testes de segurança. Entre os 66 isolados remanescentes, quatro foram selecionados como mais promissores e seguros para uso em alimentos, os quais foram identificados como Lactobacillus sp. ou Levilactobacillus brevis. Estes isolados apresentaram boa capacidade de sobrevivência durante 28 dias de armazenamento refrigerado em sucos de frutas, purê de vegetais, ensopado de carnes e leite UHT. Os dois isolados de L. fermentum com potencial probiótico derivados de subprodutos do processamento de frutas quando inoculados em sucos de maçã e laranja apresentaram boa capacidade de sobrevivência, indicado por elevadas contagens de células viáveis e de subpopulações fisiologicamente ativas, durante 28 dias de armazenamento refrigerado, bem como quando submetidos à digestão simulada nestes substratos. Os resultados deste estudo mostraram que frutas podem ser fontes de isolados de BAL com potencial probiótico e que um protocolo incluindo isolamento, caracterização fenotípica, exclusão com testes de segurança e seleção com base em propriedades tecnológicas e fisiológicas pode ser aplicado para obtenção de isolados com propriedades compatíveis para uso como probióticos e com capacidade de sobrevivência em diferentes matrizes alimentares.
Presidente - 2380741 - EVANDRO LEITE DE SOUZA
Interno - 2293231 - JOSE LUIZ DE BRITO ALVES