PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: THAIS RODRIGUES E RODRIGUES

DISCENTE: THAIS RODRIGUES E RODRIGUES
DATA: 18/04/2023
LOCAL: Auditório (Enfermagem - Nutrição) Anexo da Pós-graduação em Ciências da Nutrição
TÍTULO: EFEITO AGUDO DA INGESTÃO DO SUCO DE BETERRABA E DO EXERCÍCIO DE FORÇA COMBINADO A RESTRIÇÃO DE FLUXO SANGUÍNEO NAS MEDIDAS HEMODINÂMICAS DE MULHERES HIPERTENSAS
PALAVRAS-CHAVES: beterraba; oclusão terapêutica; hemodinâmica; endotélio.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: O tratamento não-farmacológico da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) consiste em estratégias que visam mudar o estilo de vida e que podem levar à diminuição da dosagem dos medicamentos ou até mesmo à sua dispensa. Uma estratégia que vem sendo utilizada para redução da HAS é a utilização de diversos alimentos. Um desses alimentos é o suco de beterraba (SB) que parece atuar de forma positiva no sistema endotelial devido aumentar o plasma sanguíneo e aumentar a produção de oxido nítrico, além do SB, o exercício de força (EF) combinado a restrição de fluxo sanguíneo (RFS) também vem sendo utilizado para redução da pressão arterial. E, ao revisar a literatura pertinente, observou-se que existem lacunas do conhecimento sobre o efeito da combinação do SB e a RFS nas medidas hemodinâmicas. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar o efeito agudo da ingestão do suco de beterraba e do exercício de força combinado a RFS nas medidas hemodinâmicas de mulheres hipertensas. Uma pesquisa experimental foi desenvolvida no modelo crossover e randomizado. Participaram 12 mulheres hipertensas, com faixa etária entre 29 a 61 anos. Elas foram divididas randomicamente entre seis protocolos (crossover): 1) apenas o SB; 2) SB combinado ao EF de baixa carga com 30% de 1 repetição máxima [1RM] (SB+BC); 3) SB combinado a baixa carga com 30% de 1RM e a RFS (SB+BC+RFS); 4) SB combinado a EF de alta carga com 75% de 1RM (SB+AC); 5) EF de baixa carga com 30% de 1RM (BC); 6) alta carga com 75% de 1RM combinado (AC). A avaliação das medidas hemodinâmicas [pressão arterial sistólica (PAS), pressão arterial diastólica (PAD), pressão arterial média (PAM), frequência cardíaca (FC) e duplo produto (DP)] foram realizada/calculadas antes, imediatamente depois, 15, 30, 45 e 60 minutos após cada protocolo. Os dados foram analisados no pacote estatístico computadorizado Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 20.0. Foi utilizada a anova two-way de medidas repetida seguida pelo teste post hoc de Bonferroni e o nível de significância adotado será de p<0,05. Os protocolos SB+BC+RFS e SB+AC elevaram de forma segura as medidas hemodinâmicas e promoveram efeito hipotensivo nas PAS, PAD e PAM (p<0,05); 2) o SB+BC elevou de forma segura as medidas hemodinâmicas e promoveu efeito hipotensivo nas PAD e PAM (p<0,05); 3) Os protocolos com exercício elevaram de forma segura os parâmetros hemodinâmicos (PAS, PAD, PAM, FC e DP), sendo que alguns protocolos (SB+BC+RFS, SB+AC, BC e AC) conseguiram uma redução do trabalho cardíaco. Conclui-se que as respostas hipotensivas pós exercício ocorreram em três protocolos (SB+BC+RFS, SB+BC e SB+AC) e os protocolos com exercício elevaram de forma segura os parâmetros hemodinâmicos, havendo uma redução do trabalho cardíaco em alguns.
Externo ao Programa - 1736864 - GILMARIO RICARTE BATISTA
Presidente - 335378 - MARIA DA CONCEICAO RODRIGUES GONCALVES