PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS (PPGCJ)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: DAVI TAVARES VIANA

DISCENTE: DAVI TAVARES VIANA
DATA: 24/03/2020
LOCAL: PPGCJ
TÍTULO: A REALIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA NO DIREITO CIVIL BRASILEIRO: Neconstitucionalismo Teórico e Eficácia dos Direitos Fundamentais
PALAVRAS-CHAVES: Direito Civil – Constituição - Dignidade humana – Neoconstitucionalismo – Eficácia dos direitos fundamentais.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito
RESUMO: Como realizar na maior medida do possível e dentro das condições fáticas e jurídicas existentes, o princípio da dignidade humana no Direito Civil brasileiro? Esta é a pergunta que se pretende responder. A relação entre o Direito Privado e a Constituição é o pano de fundo do trabalho que está divido em três partes principais. Na primeira, será analisada a proposta de um neoconstitucionalismo teórico com auxílio na teoria de Max Möller. No segundo momento, será procedido o estudo dos fundamentos filosóficos e jurídicos da dignidade humana para, em seguida, proceder-se a delimitação da relação entre o direito Privado e a Constituição através de duas correntes distintas de Direito Civil, representadas por Perlingieri e seus seguidores no Brasil (primeira escola) e Otávio Luiz Rodrigues Junior seguindo a linha de pensamento de Konrad Hesse (segunda escola). Por fim, no terceiro momento, serão testadas as hipóteses da realização da dignidade humana no Direito Civil mediante as duas teorias de eficácia (direta e indireta) dos direitos fundamentais nas relações entre particulares. Procurar-se-á demonstrar o argumento da hipótese mediante a estrutura do método hipotético-dedutivo, partindo-se da problematização à conclusão através do debate das teorias, dos argumentos favoráveis e contrários e das implicações.
Presidente - 1812723 - ADRIANO MARTELETO GODINHO
Interno - 1646564 - NEWTON DE OLIVEIRA LIMA