PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (CCEN - PPGF)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias

Colóquio: Desenvolvimento de fotocatalisadores para descoloração de corantes têxteis (Profa. Dra. Iêda Maria Garcia dos Santos - Departamento de Química-UFPB)

Os processos oxidativos avançados (POA´s) são hoje uma alternativa interessante no combate à poluição ambiental, especialmente no que diz respeito à poluição das águas. Dentre os POA´s, destaca-se a fotocatálise heterogênea, que promove a degradação de poluentes orgânicos a partir da interação com radiação associada a um semicondutor. O nosso grupo de pesquisa vem desenvolvendo fotocatalisadores com elevada atividade na fotodescoloração de corantes têxteis, mais especificamente, azo-corantes, bastante usados nas indústrias. Nesse trabalho, serão apresentados dados acerca da obtenção de diferentes catalisadores por métodos químicos (solvotermal assistido por micro-ondas e Pechini) e os respectivos resultados fotocatalíticos.  Entre os catalisadores já obtidos, destaca-se o TiO2 nanométrico, obtidos pelo método solvotermal assistido por micro-ondas, com resultados similares à P25, uma referência mundial de fotocatalisador. Também foi obtido sistema core@shell ferrita@TiO­2 pelo método Pechini, que permite a remoção do fotocatalisador utilizando separação magnética. Também foram propostos novos catalisadores a base de estanatos com estrutura perovskita, na forma de pós, obtidos por reação no estado sólido, pelo método Pechini e filmes finos obtidos por deposição química de solução e deposição por laser pulsado. Esses filmes apresentaram elevada atividade, além da facilidade de separação do fotocatalisador do meio líquido.

Ddescargas de Archivo