PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: CHRISTIANE ALVES DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHRISTIANE ALVES DE LIMA
DATA: 05/12/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de reuniões do CCTA
TÍTULO: O Coral Vozes da Infância: um olhar sobre as concepções em torno das práticas músico-educativas
PALAVRAS-CHAVES: educação musical; coral infanto-juvenil; formação humana
PÁGINAS: 117
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: O canto coral infanto-juvenil compreende um ambiente de aprendizagem de grande relevancia nao so pelas caracteristicas musicais, mas tambem pelo processo de reconhecimento de seus integrantes como individuos e como parte de um todo. Atraves do canto coral, como em outras praticas musico-educativas, a crianca e o adolescente tem a oportunidade de ampliar os seus universos culturais e lidar com a diferenca, possibilitando o desenvolvimento de novas formas de pensar e agir em suas vidas cotidianas. Diante disto, este estudo tem como tema os processos de educacao musical desenvolvidos no contexto Coral Vozes da Infancia da Escola Municipal de Arte – Casa das Artes (EMA-CA) na cidade de Joao Pessoa-PB. O Coral e formado por criancas e adolescentes na faixa etaria entre 10 e 15 anos, envolvendo estudantes do quinto ao nono ano das escolas municipais de Joao Pessoa e comunidade em geral. Assim, este trabalho tem como objetivo geral apresentar e discutir as principais concepcoes em torno das praticas musico-educativas do Coral Vozes da Infancia. Os objetivos especificos visam discutir: as principais caracteristicas das praticas musico-formativas do Coral; as concepcoes dos coralistas, professores, diretores e familiares responsaveis pelos coralistas; e as principais relacoes entre as praticas musico-educativas e as concepcoes dos sujeitos investigados. O trabalho se fundamenta principalmente no campo da educacao musical e de areas afins, como educacao e sociologia. A metodologia foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, delineada como estudo de caso e baseada em pesquisa bibliografica, observacao participante e entrevistas com coralistas, familiares responsaveis pelos coralistas, diretores da escola basica na qual os alunos fazem parte, equipe de musica e coordenadora da EMA-CA. Os procedimentos de organizacao e analise dos dados foram conduzidos a partir da constituicao do referencial teorico; descricao e analise das atividades do coral; transcricao e analise das entrevistas; triangulacao das informacoes; e analise interpretativa de cunho qualitativo. Os resultados do estudo apontam para uma construcao coletiva a partir da interacao social entre os coralistas, permitindo um crescimento pessoal e grupal levando a ampliacao de mundo e a formacao humana. Assim, o trabalho desenvolvido aponta para: 1) a percepcao de um panorama investigativo diversificado sobre processos musico-educativos em canto coral, indicando-nos os principais contextos e dimensoes epistemologicas que tem construido as principais correntes sobre o assunto; 2) algumas possibilidades interpretativas da realidade de estudo a partir das perspectivas teoricas sobre a educacao musical como formacao humana, fundamentada na etica e diversidade cultural, passando por aspectos como a coletividade, a identidade individual e coletiva, bem como pela producao de significados em torno da musica; 3) a percepcao de uma estrutura de formacao no Coral Vozes da Infancia baseada em aspectos tecnicos sobre o canto coral, mas permeados por situacoes sociais e relacoes interpessoais possivelmente articuladoras e uma formacao humana; e 4) a compreensao das principais concepcoes em torno das praticas musico-educativas tomando como base o referencial teorico e o processo de triangulacao dos dados envolvendo o conhecimento empirico, entrevistas dialogando com o referencial teorico.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1812371 - FABIO HENRIQUE RIBEIRO
Interno - 1742360 - JUCIANE ARALDI BELTRAME
Externo à Instituição - LEMUEL DOURADO GUERRA SOBRINHO