PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: CHRISTIANE ALVES DE LIMA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHRISTIANE ALVES DE LIMA
DATA: 05/12/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de reuniões do CCTA
TÍTULO: O Coral Vozes da Infância: um olhar sobre as concepções em torno das práticas músico-educativas
PALAVRAS-CHAVES: educação musical; coral infanto-juvenil; formação humana
PÁGINAS: 117
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: O canto coral infanto-juvenil compreende um ambiente de aprendizagem de grande relevancia nao so pelas caracteristicas musicais, mas tambem pelo processo de reconhecimento de seus integrantes como individuos e como parte de um todo. Atraves do canto coral, como em outras praticas musico-educativas, a crianca e o adolescente tem a oportunidade de ampliar os seus universos culturais e lidar com a diferenca, possibilitando o desenvolvimento de novas formas de pensar e agir em suas vidas cotidianas. Diante disto, este estudo tem como tema os processos de educacao musical desenvolvidos no contexto Coral Vozes da Infancia da Escola Municipal de Arte Casa das Artes (EMA-CA) na cidade de Joao Pessoa-PB. O Coral e formado por criancas e adolescentes na faixa etaria entre 10 e 15 anos, envolvendo estudantes do quinto ao nono ano das escolas municipais de Joao Pessoa e comunidade em geral. Assim, este trabalho tem como objetivo geral apresentar e discutir as principais concepcoes em torno das praticas musico-educativas do Coral Vozes da Infancia. Os objetivos especificos visam discutir: as principais caracteristicas das praticas musico-formativas do Coral; as concepcoes dos coralistas, professores, diretores e familiares responsaveis pelos coralistas; e as principais relacoes entre as praticas musico-educativas e as concepcoes dos sujeitos investigados. O trabalho se fundamenta principalmente no campo da educacao musical e de areas afins, como educacao e sociologia. A metodologia foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, delineada como estudo de caso e baseada em pesquisa bibliografica, observacao participante e entrevistas com coralistas, familiares responsaveis pelos coralistas, diretores da escola basica na qual os alunos fazem parte, equipe de musica e coordenadora da EMA-CA. Os procedimentos de organizacao e analise dos dados foram conduzidos a partir da constituicao do referencial teorico; descricao e analise das atividades do coral; transcricao e analise das entrevistas; triangulacao das informacoes; e analise interpretativa de cunho qualitativo. Os resultados do estudo apontam para uma construcao coletiva a partir da interacao social entre os coralistas, permitindo um crescimento pessoal e grupal levando a ampliacao de mundo e a formacao humana. Assim, o trabalho desenvolvido aponta para: 1) a percepcao de um panorama investigativo diversificado sobre processos musico-educativos em canto coral, indicando-nos os principais contextos e dimensoes epistemologicas que tem construido as principais correntes sobre o assunto; 2) algumas possibilidades interpretativas da realidade de estudo a partir das perspectivas teoricas sobre a educacao musical como formacao humana, fundamentada na etica e diversidade cultural, passando por aspectos como a coletividade, a identidade individual e coletiva, bem como pela producao de significados em torno da musica; 3) a percepcao de uma estrutura de formacao no Coral Vozes da Infancia baseada em aspectos tecnicos sobre o canto coral, mas permeados por situacoes sociais e relacoes interpessoais possivelmente articuladoras e uma formacao humana; e 4) a compreensao das principais concepcoes em torno das praticas musico-educativas tomando como base o referencial teorico e o processo de triangulacao dos dados envolvendo o conhecimento empirico, entrevistas dialogando com o referencial teorico.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1812371 - FABIO HENRIQUE RIBEIRO
Interno - 1742360 - JUCIANE ARALDI BELTRAME
Externo à Instituição - LEMUEL DOURADO GUERRA SOBRINHO