PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: MARCILIO FAGNER ONOFRE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCILIO FAGNER ONOFRE
DATA: 16/12/2020
HORA: 09:00
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: Ekphrasis: por um viés ecológico da criação musical contextualizado pela memória, esquecimento e referencialidade.
PALAVRAS-CHAVES: Composição Musical. Ekphrasis. Colaboração. Memória. Ecologia.
PÁGINAS: 242
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: A presente tese, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba – PPGM/UFPB, trata de uma pesquisa artística em composição musical enquadrada na área de concentração “Composição e Interpretação Musical” e tem como linha de pesquisa “Processos e Práticas Composicionais”. Em seu cerne, essa pesquisa investiga o universo das ideias composicionais, tratando da utilização da ekphrasis como recurso criativo, a partir do qual compositores elaboram suas obras musicais tendo como ponto de partida produções artísticas expressas em diferentes meios como, por exemplo, textos, pinturas, gravuras, esculturas, etc. Assim, se estabelece um processo de transmidialização – quando uma ideia é transposta de um meio a outro – e acessada pela memória e por uma escuta criativa e transmidializadora, que lança-se em direção à obra referencializada. Durante o percurso desta Tese, traremos alguns exemplos e a análises de obras musicais do século XX e XXI que, de algum modo, se relacionam com a ekphrasis e, portanto, serviram de ponto de partida para a abordagem composicional aqui proposta. Nesta pesquisa, discutiremos sobre um modelo criativo no qual o ato de compor é pensado por uma perspectiva ecológica, e assim torna-se enraizado em distintas obras de arte, criando relações colaborativas com intérpretes e, de modo mais amplo, conecta-se ao contexto social, político e geográfico locais. Por essa perspectiva, o compositor interage com diferentes tipos de ambientes, sejam eles endógenos ou exógenos à obra musical. Por fim, apresentaremos as particularidades de cada uma das dez obras compostas à luz dos pressupostos teóricos e conceituais criados e desenvolvidos no decorrer desta pesquisa
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6334720 - ELI ERI LUIZ DE MOURA
Interno - 1448872 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ
Externo à Instituição - MARCUS ANDRÉ VARELA VASCONCELOS
Externo ao Programa - 1571535 - TICIANO ALBUQUERQUE DE C ROCHA
Interno - 1799229 - VALERIO FIEL DA COSTA