PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANA DA SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANA DA SILVA SANTOS
DATA: 28/05/2021
HORA: 00:00
LOCAL: CCTA-UFPB
TÍTULO: ESTUDANTES DE MÚSICA E O ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS NA UFCA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino coletivo de instrumentos musicais; Mobilização na aprendizagem; Reflexões sobre o ensino de instrumentos musicais.
PÁGINAS: 62
RESUMO: Este trabalho discute as percepções dos alunos do curso de música da UFCA em torno da prática coletiva de instrumentos musicais e como se mobilizam para a aprendizagem musical neste contexto. Para tanto, foi necessário direcionar o estudo a partir de algumas questões norteadoras como: O que é o ensino coletivo de instrumentos musicais na concepção dos alunos? O que os alunos acharam sobre cursar a disciplina de prática instrumental no formato de grupo? De que maneira se identificavam com o material/repertório trabalhado em sala? Como é pensada a prática coletiva de instrumentos musicais no curso de música da UFCA? Para tanto, este estudo utilizou como aporte teórico algumas perspectivas gerais sobre o ensino de instrumentos musicais, no intuito de apresentar aspectos que vêm sendo discutidos sobre o tema na atualidade. A fim de iluminar as reflexões empreendidas na pesquisa, utilizamos, de forma complementar, o estudo de Bernard Charlot sobre a teoria da relação com o saber, o que nos possibilitou entender os significados que os alunos atribuem à prática coletiva de instrumentos musicais e como se mobilizam nos seus processos de aprendizagem. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi conduzido um estudo de abordagem qualitativa, na qual utilizamos como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada com os alunos. Os principais resultados mostraram que os alunos consideraram a experiência de tocar em grupo bastante positiva e mencionaram, principalmente, o contato com os colegas como fator motivacional para a aprendizagem. Além das facilidades que o ambiente de grupo pode propiciar, como a cooperação e interação, os alunos também destacaram algumas dificuldades como, por exemplo, os desafios que o professor enfrenta neste ambiente para lidar com as expectativas e particularidades dos alunos. Outro ponto importante diz respeito ao repertório trabalhado nas disciplinas de prática instrumental em grupo. Sobre essa questão, os estudantes apontaram a importância de se trabalhar com repertórios que façam parte das suas vivências e experiências, oportunizando um contato mais significativo com o conteúdo musical. Por fim, sobre a mobilização na aprendizagem, alguns estudantes disseram ter um bom engajamento nas aulas, além de estudarem em casa. Outros apontaram uma certa desmotivação, principalmente por conta dos repertórios trabalhados nas disciplinas. A partir desse estudo, esperamos contribuir trazendo reflexões sobre o ensino de instrumentos musicais em geral e, especificamente, sobre o ensino coletivo de instrumentos musicais. Acreditamos que, evidenciar a visão dos discentes sobre a prática coletiva pode contribuir para promover um ensino que seja contextualizado com as experiências e vivências dos estudantes.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 361.575.204-00 - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA - UFPE
Interno - 1742360 - JUCIANE ARALDI BELTRAME