PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: DANIEL LUNA DE MENEZES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL LUNA DE MENEZES
DATA: 12/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: StreamYard - YouTube (canal: Forum PPGM)
TÍTULO: O PROJETO ARTÍSTICO DO ARTESANATO FURIOSO UMA PROPOSTA DE ESTUDO DA MORFOLOGIA MUSICAL POR MEIO DE UMA ABORDAGEM ANALÍTICA SISTEMÁTICA DO PROCESSO PERFORMÁTICO
PALAVRAS-CHAVES: Artesanato Furioso. Morfologia musical. Desterritorialização da performance. Análise de performance. Música experimental.
PÁGINAS: 237
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como o Artesanato Furioso desenvolve seu projeto artístico a partir de uma abordagem que coloca a ação performática como foco principal. Reconhecendo que a noção hegemônica de obra musical remeteria, segundo Lydia Goehr (1992), a uma prática musical oriunda de um contexto histórico e sócio-cultural específico, não podendo ser aplicado de maneira generalizada, esta pesquisa tomou como base as teorias de morfologia musical defendidas por Valério Fiel da Costa (2016), as quais fundamentam a prática do Artesanato Furioso. Nessa visão, a obra estaria situada no campo morfológico, tendo sua forma concretizada por meio da ação performática. As análises apresentadas nesta pesquisa tiverem como foco principal o processo performático desenvolvido pelo projeto Artesanato Furioso nos casos abordados. Foram selecionadas quatro performances, com características distintas, representativas das situações típicas abordadas pelo projeto: Child of Tree (1975), de John Cage, Quatre Fois (1980), de Didier Guigue, Wu Li (1990), de Hans-Joachim Koellreuter, e ÍCONES: iconoclastia, iconoplasmia e o Ícone de J-P Caron (2016), do próprio Artesanato Furioso. Nas análises foi feito o mapeamento das decisões interpretativas e soluções adotadas pelos performers ao longo do processo performático, considerando, além das performances públicas, as etapas de planejamento e preparação, e as informações fornecidas pelos performers quanto ao seu entendimento da proposta abordada. A partir da comparação entre as informações e gravações coletadas, foi possível traçar o perfil morfológico das performances estudadas e mostrando a relação entre o processo performático e os resultados morfológicos produzidos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BIBIANA MARIA BRAGAGNOLO
Interno - 3076178 - MARCELLO MESSINA
Externo à Instituição - MARCO ANTONIO FARIAS SCARASSATTI
Presidente - 1799229 - VALERIO FIEL DA COSTA