PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: GUTENBERG DE LIMA MARQUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUTENBERG DE LIMA MARQUES
DATA: 06/08/2021
HORA: 16:00
LOCAL: VIDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: Práticas de ensino e aprendizagem de canto nas mídias sociais: um estudo sobre o espaço pedagógico-musical Youtube
PALAVRAS-CHAVES: Educação Musical Online; Cibercultura; Pedagogia vocal; YouTube.
PÁGINAS: 156
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Ao observar o cenário da Educação Musical no Brasil, podemos refletir sobre as práticas de ensino em relação às práticas de aprendizado de quem busca conhecimento. Deparamo-nos com uma atividade cada dia mais comum: a educação em ambientes online, somada à utilização exponencial das mídias sociais. Partindo desse contexto, esta dissertação discute os dados de uma pesquisa que estuda os fenômenos de ensino e aprendizagem musical online que se dão nas mídias sociais, mais especificamente, o ensino de canto no YouTube, e objetiva investigar como ocorrem as concepções, interações e práticas de ensino e aprendizagem de canto através de mídias sociais oriundas de um canal no YouTube. De natureza aplicada e abordagem qualitativa, essa pesquisa se caracteriza enquanto uma pesquisa de campo, que se insere no ciberespaço, utilizando-se de práticas etnográficas em sua abordagem metodológica, levando em consideração características de uma investigação que se dá sobre, na e através da internet. Este trabalho tomou como base os instrumentos investigativos: observação, pesquisa documental e entrevista semiestruturada, além da imersão e experiência do pesquisador no campo, especificamente o canal investigado. Houve então uma categorização a partir dos dados, permitindo a devida análise e discussão com base na literatura encontrada através de pesquisa bibliográfica. Partindo da observação dos vídeos do canal Natália Áurea, pode-se refletir a relação de sua prática pedagógico-musical com a concepção de educação online. Embora a cristalização de conteúdos pedagógicos publicados em mídias sociais possa ser vista como uma simples transmissão de informação, o YouTube permite a re(construção) do conhecimento através das interações sociais existentes na plataforma. Foi possível compreender que as concepções, interações e as práticas de ensino e aprendizagem de canto através de mídias sociais desenvolvidas em um canal no YouTube apresentam e possibilitam: estruturas pedagógicas lineares em seu planejamento e disposição, ou não-lineares por opção e condução do próprio aprendiz; potencial de interação todos-todos, seja através dos comentários e respostas dos mesmos na própria plataforma, ou ainda em demais ambientes online que congreguem aqueles interessados; e características que potencializam múltiplas formas de aprendizado através da manipulação dos vídeos, pausando, repetindo, avançando, retrocedo ou ainda fazendo uso de legendas, entre tantas possibilidades e aspectos. Assim, percebe-se o potencial do YouTube para o desenvolvimento de práticas pedagógico-musicais na concepção da educação online, conduzindo-nos a reflexões e proposições de uma Educação Musical atenta ao contexto contemporâneo e suas especificidades.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JAQUELINE SOARES MARQUES
Presidente - 1742360 - JUCIANE ARALDI BELTRAME
Interno - 1448872 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ