PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: BRENO CÉSAR DE ALBUQUERQUE CUNHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRENO CÉSAR DE ALBUQUERQUE CUNHA
DATA: 30/11/2021
HORA: 17:00
LOCAL: VIDEO CONFEFÊNCIA
TÍTULO: Forró de sanfoneiro pop: transformações na obra de Dominguinhos, 1964-1980
PALAVRAS-CHAVES: Dominguinhos; Luiz Gonzaga; transformações; forró; mudança musical;
PÁGINAS: 153
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo a investigação a respeito de transformações na obra do sanfoneiro e compositor Dominguinhos no período de 1964 a 1980. Tal recorte temporal foi escolhido com base em três fatores: (1) o início de sua carreira na indústria fonográfica a partir de 1964, (2) a sua popularização a partir de 1973, ao lado dos tropicalistas, (3) e a sua consagração pela ótica de seu mentor, Luiz Gonzaga, em 1980. Para compreender melhor as ideias que envolvem os processos de transformação diante da tradição do "forró gonzaguiano", foram utilizados alguns conceitos fundamentais, tais como o de “mudança musical”, “fluxo musical”, “complexo performático” e “cosmopolitismo”. Tendo em vista que o universo de pesquisa deste trabalho é essencialmente formado pela obra musical de Dominguinhos, publicada no recorte histórico escolhido, a coleta de dados se deu através de um processo de apreciação e mapeamento dos dezesseis discos publicados neste período em questão. Tal procedimento foi sucedido e complementado pelas análises musicais de dez fonogramas escolhidos a partir dos seis principais subgêneros do “forró gonzaguiano”: xote, baião, forró, toada, arrasta-pé e xaxado A partir das análises, foram verificadas, na obra de Dominguinhos, várias mudanças musicais, especialmente em meados dos anos de 1970, que podem ser verificadas através de traços estilísticos nas composições, principalmente no que diz respeito a gradual priorização de música vocal em seus álbuns, ao uso de melodias e improvisações jazzísticas, às recorrências na aplicação de acordes dissonantes e modulações súbitas para tons afastados e às experimentações relativas à instrumentação. Paralelamente, também foram observados vários exemplos de continuidade, em relação as convenções gonzaguianas, tais como o abundante uso dos subgêneros do forró e de suas respectivas sessões rítmicas, alguns traços melódicos e harmônicos modais e tonais e a manutenção da instrumentação do trio pé de serra como alicerce instrumental. Concluiu-se que Dominguinhos foi um agente cosmopolita, que atuou nas fronteiras do fluxo do forró através de suas gravações e protagonizou mudanças e continuidades em relação ao legado de Luiz Gonzaga.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - null - CARLOS SANDRONI - UFPE
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE RIBEIRO
Externo à Instituição - GUSTAVO ALVES ALONSO FERREIRA