PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ISABELLE SOUSA AZEVEDO

DISCENTE: ISABELLE SOUSA AZEVEDO
DATA: 16/12/2021
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: Sonata para violoncelo e piano de José Vieira Brandão: Um estudo analítico-musicológico voltado para a performance
PALAVRAS-CHAVES: José Vieira Brandão; Sonata para violoncelo e piano; Análise para performance; Música brasileira.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Esta pesquisa tem enfoque na Sonata para violoncelo e piano (1955) de José Vieira Brandão (1911 – 2002), a partir de uma abordagem analítico-interpretativa, de forma que auxilie o intérprete nas decisões de performance da obra. O estudo demonstra como Vieira Brandão iniciou uma carreira de pianista e, após a convivência com Villa-Lobos, tornou-se o principal intérprete de sua obra. A partir desta proximidade, passou a se dedicar também à regência, educação musical e composição. Desta feita, a pesquisa procura elucidar a influência de Villa-Lobos na elaboração de uma Sonata para violoncelo e piano pautada em elementos nitidamente brasileiros. No caso da música de Vieira Brandão, podemos verificar que o compositor adota caminhos já trilhados por Villa-Lobos, sem perder sua própria identidade composicional. No estudo da obra, é possível observar aspectos técnicos e composicionais relevantes para o violoncelo, como o uso de linguagem idiomática e a exploração de novos timbres do instrumento, aliados ao elemento de brasilidade. Desta forma, vislumbra-se que, a partir da presente pesquisa, esta obra possa vir a se tornar mais difundida no repertório do instrumento. A pesquisa tem como referencial teórico autores como Rodrigues (2017), Borges (2004) e Fischer (2001), que produziu uma revista chamada “Viva Música” em homenagem a Vieira Brandão, com depoimentos relevantes de José Maria Neves e Vasco Mariz. Ademais, como referencial teórico analítico, são empregados autores como Cone (1968), Réti (1978), Green (1979), Cook (1987) e Aquino e Aquino (2021). A partir da contextualização do compositor no cenário musical brasileiro do Séc. XX, pretende-se estabelecer suas características estilísticas, através de um levantamento analítico e bibliográfico sobre sua atuação enquanto compositor, educador musical e intérprete. Ademais, foram realizadas entrevistas com pesquisadores e intérpretes da música brasileira relevantes para a pesquisa, a exemplo de Hugo Pilger e Lucia Barrenechea, que realizaram gravação da obra em questão. Além disso, se produziu uma edição crítica da obra a partir da cópia justa elaborada pelo copista Carlos Gaspar. Desta forma, a pesquisa visa deixar uma contribuição significativa para a expansão da literatura do repertório musical brasileiro para violoncelo.
Presidente - 337301 - FELIPE JOSE AVELLAR DE AQUINO
Externo à Instituição - HUGO VARGAS PILGER