PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: FERNANDA LUCIA ACIOLI FURTADO

DISCENTE: FERNANDA LUCIA ACIOLI FURTADO
DATA: 16/12/2021
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: O Pequeno Concerto para Violino e Cordas de Edino Krieger: Estudo do estilo e autoetnografia da performance com ênfase na expressividade musical
PALAVRAS-CHAVES: Estilo; autoetnografia da performance; Edino Krieger; Expressividade
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender de que forma o estilo musical e a autoetnografia contribuem na construção da performance do Pequeno Concerto para Violino e Cordas de Edino Krieger. Diante disso, apresento na fundamentação teórica a conceituação de estilo e da autoetnografia da performance. A metodologia utilizada para esta pesquisa artística tem enfoque no estudo do estilo e na autoetnografia da performance. Como parte do estudo do estilo, faço uma breve biografia do compositor bem como a contextualização e análise da obra, tendo como base a teoria dos conjuntos. Apresento ainda as performances disponíveis nas plataformas digitais e algumas de suas contribuições para a consolidação do estilo da obra. Em seguida, apresento minha trajetória como performer e uma reflexão acerca do concerto digital realizado no canal do YouTube, que motivou um estudo mais aprofundado sobre a expressividade da performance musical, que comento em breves demonstrações de trechos do Pequeno Concerto. Esta pesquisa justifica-se pela valorização do ponto de vista do performer na criação artística da obra musical, pois o método da autoetnografia coloca em evidência a experiência prática da construção de uma performance. Nas considerações finais destaco que o performer é único na construção da sua performance, mas que outros performers contribuem na construção de estilo. Ressalto a relevância do estudo do estilo e a autoetnografia da performance na construção do meu entendimento da obra e da expressividade musical. Com isso, a presente pesquisa espera contribuir com a comunidade acadêmica e que possa refletir sobre as complexidades dos processos criativos em performance.
Interno - 337027 - JOSE HENRIQUE MARTINS
Presidente - 004.254.680-03 - PAULA FARIAS BUJES - UFPE