PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JOSÉ ADRIANO DE SOUSA LIMA JÚNIOR

DISCENTE: JOSÉ ADRIANO DE SOUSA LIMA JÚNIOR
DATA: 15/07/2022
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: A composição do espetáculo “Uma Viagem ao Céu”: diálogos entre a música- teatro e a referencialidade.
PALAVRAS-CHAVES: Composição; Música-teatro; Intertextualidade; Cancioneiro.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: O trabalho tem como objetivo discutir a pesquisa acerca das características referentes ao gênero música-teatro (SALZMAN & DÉSI, 2008) aliado ao estudo de ferramentas e procedimentos intertextuais (LIMA 2015, KRISTEVA, 1967; BAKHTIN, 1988; FIORIN, 2006 e KAPLAN 2006). Como resultado dessa investigação, abordaremos aspectos do processo composicional do espetáculo “Uma Viagem ao Céu”, que foi composto e estruturado correlacionando elementos advindos da cultura de tradição oral nordestina abordada no cordel “Uma viagem ao céu”, de Leandro Gomes de Barros (1865-1918) e canções do “Cancioneiro da Paraíba” (SANTOS; BATISTA, 1993).A música-teatro é uma forma de compreensão artística válida que foi capaz de abarcar a realidade musical que surgiu no Pós- Segunda Guerra, além de abrigar as formas de expressão musical e teatral inéditas que foram descobertas na segunda metade do século XX, englobando assim diversas possibilidades de técnicas composicionais, fossem essas: gestos, semânticas, dispositivos eletrônicos ou afins. A dissertação foi estruturada em três capítulos. No capítulo 1, abordamos questões específicas da música-teatro, suas características além de relacionar alguns exemplos retirados do espetáculo. No capítulo 2, abordamos a composição sob o viés da intertextualidade. da literatura de cordel e qual a sua importância no contexto do gênero escolhido. E, por fim, no capitulo 3, abordaremos as partes constituintes do espetáculo “Uma viagem ao Céu”, as respectivas cenas, comentando trechos do processo composicional e o uso das características do gênero música-teatro, das ferramentas da intertextualidade e suas respectivas estratégias composicionais.
Presidente - 1034860 - JOSE ORLANDO ALVES
Externo ao Programa - 1571535 - TICIANO ALBUQUERQUE DE CARVALHO ROCHA