PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: DANIEL GOUVEA PIZAIA

DISCENTE: DANIEL GOUVEA PIZAIA
DATA: 29/07/2022
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: AS RELAÇÕES COMPOSITOR/PERFORMER COMO EIXO DE PROCESSOS CRIATIVOS E ABORDAGENS ANALÍTICAS
PALAVRAS-CHAVES: Indeterminação; Colaboração; Intérprete Emancipado; Relação compositor-performer.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Este trabalho busca identificar como se articula a relação entre os papéis de compositor e de intérprete em processos criativos vinculados às abordagens da indeterminação, da colaboração e da proposição do intérprete emancipado cunhada por Paulo de Assis. Essas três vertentes de estudo compartilham um argumento comum de reivindicação do estatuto do intérprete enquanto sujeito ativo e criativo na elaboração da obra. Embora tal reivindicação tenha como consequência uma crítica às normas e diretrizes performáticas associadas aos processos artísticos, seus enunciados não renunciam a algumas categorias centrais de compreensão e classificação da prática: a diferença de funções entre performer e compositor e a própria noção de obra enquanto conceito regulativo. Como se atualizaria então nesse contexto o conceito-obra? Quais seriam as ações e comportamentos específicos de compositores e intérpretes envolvidos? A fim de enfrentar tais questões, partiremos de um exame histórico a respeito do advento da noção de obra musical e seu impacto na norma de uma práxis. Em seguida, buscaremos investigar abordagens analíticas que propõem uma problematização de tal norma, através de um deslocamento do foco da notação para a performance. Por fim, propomos um levantamento bibliográfico de textos relacionados às três vertentes escolhidas e um mapeamento da relação compositor-intérprete por meio das normalidades de ações identificadas em experiências empíricas. A diferença proposta por Foucault acerca das noções de norma e normal se apresenta então como mecanismo conceitual relevante na tentativa de compreendermos o funcionamento das relações de poder entre os sujeitos envolvidos.
Externo à Instituição - BIBIANA MARIA BRAGAGNOLO
Externo à Instituição - FABIO PARRA FURLANETE