PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LEANDRO DRUMOND MARINHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEANDRO DRUMOND MARINHO
DATA: 29/07/2022
HORA: 15:00
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: Das tripas ao aço: violas nordestinas de dez cordas na música instrumental
PALAVRAS-CHAVES: Violas nordestinas de dez cordas. Música Instrumental. Pesquisa exploratória. Etnografia.
PÁGINAS: 293
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: as últimas décadas as violas brasileiras de dez cordas se embrenharam em gêneros e estilos musicais distintos daqueles em que fincaram o pé nas manifestações populares predominantemente rurais. Os violeiros não abandonaram suas origens culturais, todavia, não deixaram de dialogar com o seu tempo, diga-se de passagem, um tempo veloz, cosmopolita, urbano, tecnológico e globalizado. O título dado – Das tripas ao aço – intenciona demonstrar notórias transformações ocorridas na seara das violas brasileiras de dez cordas nas últimas décadas, o que também pôde ser percebido no cenário da música instrumental das violas nordestinas. O presente trabalho, temporalmente, se situa na atualidade e focaliza violeiros e violeiras em seus contextos urbanos. Com o objetivo de compreender o citado fenômeno sonoro, inicialmente, realizamos um levantamento netnográfico com 184 músicos de 17 unidades federativas do país, o que nos proporcionou extrair dados de natureza quantitativa e qualitativa, que foram essenciais para dialogarmos com a segunda etapa da pesquisa, essa de cunho etnográfico. O trabalho de campo foi realizado desde o segundo semestre de 2018, oportunidade em que acompanhamos cinco violeiros de duas capitais nordestinas: - João Pessoa/PB: Pedro Osmar, Cristiano Oliveira e Salvador di Alcântara; - Recife/PE: Adelmo Arcoverde e Hugo Linns. A partir da observação participante dos cinco violeiros e do diálogo com a etapa exploratória foi possível problematizar a noção de Música Instrumental e apontar as influências musicais locais e globais que caracterizam suas músicas. Focalizamos, também, nas análises os instrumentos musicais (violas) por eles utilizados e as respectivas afinações. Procuramos, ainda, perceber algumas características comuns e singulares das músicas instrumentais produzidas pelos sujeitos da pesquisa, frente a três “mentalidades musicais”: o modalismo, a experimentação e a improvisação. Buscamos trazer os sentidos construídos pelos sujeitos e através das autoscopias foram os próprios violeiros que analisaram seus artefatos culturais (Cd´s, Dvd, álbuns, shows, método, etc). A tese intencionou ser um hipertexto, uma vez que para além do texto escrito, indicamos por meio de hyperlinks diversos áudios, vídeos, planilhas, entrevistas, revistas e uma série de informações que compõem nossas interpretações. Dentre os sujeitos da pesquisa foi possível perceber duas gerações de violeiros, ambas na função de trazer um lugar à sombra para suas músicas instrumentais de viola. Concluímos que as obras musicais dos cinco violeiros observados são potentes em apontar no sentido de que as tradições nordestinas se mantêm vivas, mesmo diante das efervescentes transformações ocorridas, das inovações e diálogos com as músicas do mundo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1197025 - EURIDES DE SOUZA DOS SANTOS
Externo à Instituição - GUILHERME CALDEIRA LOSS VINCENS
Interno - 3076178 - MARCELLO MESSINA
Interno - 3184175 - NINA GRAEFF
Externo à Instituição - RAINER MIRANDA BRITO