PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: RODOLFO RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODOLFO RODRIGUES
DATA: 11/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: A MÚSICA NA CANTORIA: Processos de transmissão musical na prática do cantador repentista
PALAVRAS-CHAVES: Cantoria. Cantador Repentista. Transmissão Musical.
PÁGINAS: 151
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: A cantoria repentista é uma prática poético-musical amplamente difundida no Nordeste do Brasil. Distingue-se pela destreza com que seus praticantes — denominados cantadores — constroem (improvisam), mediante modalidades e temas, o discurso poético-musical. A aquisição das habilidades necessárias para a efetiva prática de cantador, ocorre em processos no qual assumo sob a forma de transmissão. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi compreender os diferentes aspectos da transmissão musical no âmbito da cantoria repentista, a partir de um estudo com três cantadores do estado do Ceará. Em virtude das restrições de convívio social iniciados no primeiro semestre de 2020, em decorrência da COVID 19, foi adotada uma metodologia no qual denominamos “etnografia em campo (temporariamente) virtual”, buscando atender os anseios da pesquisa que teve, em todo seu desenvolvimento, contato com os cantadores apenas através de redes sociais e outras plataformas de comunicação virtual. Tomando como base a literatura e o relato dos cantadores entrevistados, foi evidenciado que os processos de transmissão musical ocorrem em diferentes etapas e níveis. De forma geral, as primeiras concepções emergem com a escuta e/ou participação em espaços em que a cantoria acontece, quase sempre a partir de um parente cantador, e as habilidades são desenvolvidas em interações sociais, quando estes se colocam diante do público e atuam com outros cantadores. O “dom” também figura um aspecto importante neste processo, uma vez que sua detenção é uma aquisição inata, presenteada por “algo/alguém superior”, que conduz os cantadores a serem, efetivamente, bons cantadores. Por fim, foram analisadas as trajetórias de cada cantador e suas concepções acerca do fazer poético-musical, apresentando pontos importantes para a compreensão do fenômeno estudado.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1812371 - FABIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO
Externo à Instituição - JOÃO MIGUEL MANZOLILLO SAUTCHUK
Interno - 1448872 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ