PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: WILAME CORREIA DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILAME CORREIA DE ARAUJO
DATA: 26/08/2022
HORA: 09:30
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: Aprendizagens musicais geradas pelas experiências de criação musical online de beats no Projeto #30dias30beats
PALAVRAS-CHAVES: 30dias30beats; Cultura digital participativa; Criação e produção musical; Educação musical.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Esta pesquisa buscou compreender os processos de aprendizagem musical gerados pelas experiências de criação online de beats no Projeto #30dias30beats. O projeto busca estimular a criação e produção musical envolvendo recursos eletrônicos, com o desafio de produzir e compartilhar um beat de 1 minuto por dia, durante os 30 dias do mês de abril. Os objetivos específicos desta pesquisa foram: investigar o funcionamento do projeto na visão dos idealizadores; identificar o perfil dos participantes do projeto; investigar os processos de criação musical dos participantes e suas aprendizagens durante o projeto; analisar os aspectos de interação próprios da cultura digital participativa na formação musical dos participantes. A área de Educação Musical vem discutindo sobre as práticas e processos de aprendizagem musical que ocorrem em diferentes contextos, inclusive, no universo online da cultura digital e participativa. Neste contexto de práticas que ocorrem online, onde produtores musicais, DJs, músicos e pessoas interessadas em produção musical interagem através das criações musicais incentivadas pelo Projeto, é possível identificar diferentes aprendizados musicais e contribuir para a produção de conhecimento em música. Os principais aportes teóricos da pesquisa articulam os temas interação, criação e cultura digital participativa em processos online de experiências e aprendizagens musicais. A pesquisa teve abordagem qualitativa, tendo como técnicas de coleta de dados: observação participante na rede social Instagram do Projeto #30dias30beats, entrevistas semiestruturadas realizadas via Google Meet com músicos, DJs, produtores musicais participantes e com o idealizador do projeto. Os resultados apontam para: um estímulo à criação e produção musical compartilhada; conexão de pessoas em diferentes níveis artísticos e técnicos, gênero e faixa etária; troca de ideias sobre equipamentos e ferramentas que auxiliam no fazer musical. Além disso, as experiências de aprendizagem mostram um fazer musical próprio da cultura digital participativa criativa. Investigar práticas que ocorrem diretamente no contexto online permitem dar visibilidade para práticas que podem se tornar mais próximas do ensino de música realizado nesses espaços.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO
Presidente - 1742360 - JUCIANE ARALDI BELTRAME
Externo à Instituição - MATHEUS HENRIQUE DA FONSÊCA BARROS