PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: JANETE FLORENCIO DE QUEIROZ ALBUQUERQUE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANETE FLORENCIO DE QUEIROZ ALBUQUERQUE
DATA: 29/11/2022
HORA: 13:00
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: Mexe com Tudo: Percepção Musical no Movimento do Frevo
PALAVRAS-CHAVES: educação musical; percepção musical; percepção musical e movimento; ensino conservatorial; frevo.
PÁGINAS: 162
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo geral compreender os fundamentos e diretrizes de práticas de percepção musical baseadas no frevo a partir do movimento corporal, que possam ser vivenciados em um contexto conservatorial para o desenvolvimento musical de estudantes de nível técnico. Como caminho metodológico a ser seguido, escolhi a pesquisa-ação educacional por ter como principal qualidade a intenção deliberada por mudanças na prática educativa por meio de uma intervenção pedagógica, e, desta forma, produzir conhecimento. O campo de pesquisa foi o Conservatório Pernambucano de Música, que permitiu a criação da disciplina Percepção Musical e Movimento para o desenvolvimento da pesquisa com estudantes do curso técnico, em sua maioria adolescentes. Considerando que a percepção musical precisa ser compreendida de forma inter e transdisciplinar, o ponto de partida teórico foi a noção de corpo como o principal mediador entre o sujeito e o mundo sob os olhares de Mauss (2003), Merleau-Ponty (1999) e Le Breton (2018). Conceitos como enação, entrenamento (entrainment) motor e afetivo, além das evidências neurofisiológicas do sistema neurônio-espelho, inspiraram o principal referencial teórico deste estudo, a teoria da cognição musical incorporada, que sustenta que a forma pela qual sentimos, experimentamos, percebemos e compreendemos a música é moldada a partir do envolvimento corporal (LEMAN et al., 2018). O frevo, como fenômeno da cultura local, foi o principal repertório de base. A análise dos dados revelou que a partir de nove princípios pedagógicos construídos na intervenção pedagógica foi possível conhecer novas formas de atuação. Os participantes compreenderam que perceber, tocar e criar música em conjunto é muito mais rico e significativo, do ponto de vista musical e humano, do que o enfoque individual, tão usual nas aulas tradicionais. Ficou também evidente a descentralização do ensino e do aprendizado, construído interativamente.Ao propor as atividades, o meu papel como educadora foi de mediadora entre os conhecimentos a seremvivenciados com os estudantes.Como conclusão, foi compreendido que novas formas de atuação focalizadas na vivência e nas interações musicais, sociais, afetivas, científicas, históricas e culturais experenciadas na ação do corpo em movimento, com base em um repertório de cultura local como o frevo, favorecem a percepção musical dos estudantes de música em nível técnico; e ainda que, apesar das disposições históricas, o Conservatório Pernambucano de Músicapossui janelas de oportunidade para a promoção de mudanças em suas concepções e práticas de ensino.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6336235 - MAURA LUCIA FERNANDES PENNA
Interno - 361.575.204-00 - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA - UFPE
Interno - 1448872 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ
Externo à Instituição - CRISTIANE HATSUE VITAL OTUTUMI
Externo à Instituição - SILVIA GARCIA SOBREIRA