PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARYSON JOSÉ SIQUEIRA BORGES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARYSON JOSÉ SIQUEIRA BORGES
DATA: 20/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: A DESCONTINUIDADE CAUSAL COMO POÉTICA MUSICAL: MODO DE USAR
PALAVRAS-CHAVES: composição; descontinuidade; causalidade, poética; axioma; OuLiPo; contrainte; clinâmen.
PÁGINAS: 452
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
ESPECIALIDADE: Composição Musical
RESUMO: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa em processos criativos que tem como finalidade a apresentação dos princípios estéticos que explicam uma poética composicional baseada e orientada por uma ideia de descontinuidade causal da linguagem, das formas, da intuição e da percepção. A pesquisa está grosso modo dividida em uma parte reflexiva e uma parte prática. A parte reflexiva, textual, compreende basicamente um conjunto de parâmetros críticos sobre o que chamamos no contexto de nossas hipóteses poéticas de “ilusão de continuidade” e sobre os requisitos formais básicos para o aproveitamento da ideia de descontinuidade causal em algumas dimensões envolvidas processo de composição musical. Nomeadamente, a intuição criativa, a expressão, a percepção musical, a recepção das obras e a inspiração formal. A parte prática da pesquisa, subdividida em duas direções, procura colocar em movimento alguns desses pressupostos poéticos derivados da crítica da continuidade ilusória descrita nas interlocuções teóricas através da aplicação da tétrade “axioma-contrainte- combinatória-clinâmen” na composição de uma pequena série de peças musicais originais e na proposta de leitura metalinguística da tese. Este modo de leitura requerido procura enfatizar a apreensão em espiral, aleatória, dos elementos que formam a constelação simbólica virtual e dinâmica das partes sempre e novamente rearranjadas à maneira de um axioma, conforme reza a ideia de descontinuidade fundante da poética composicional proposta. Os elementos constitutivos da constelação virtual denominada na pesquisa como “arquitetura de inspiração” são, resumidamente: as (1) interlocuções teóricas com Feyerabend, Jankelévitch, Jaynes, Mancuso, Albuquerque Jr., Benjamin e o OuLiPo, as (2) seis composições musicais originalmente escritas para a pesquisa e a (3) descontinuidade formal emulada na proposta de formatação textual e gráfica das partes da tese como uma “instalação poética” metalinguística, modular, não-narrativa e de causalidade volátil. Uma abordagem ideal do trabalho deve por isso considerar a leitura de cada uma dessas partes tanto em separado quanto como formantes do móbile axiomático que sustém a descontinuidade virtual entre os componentes de nossa poética musical.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1799229 - VALERIO FIEL DA COSTA
Interno - 3076178 - MARCELLO MESSINA
Externo à Instituição - CLOVIS SALGADO GONTIJO OLIVEIRA
Externo à Instituição - HENRIQUE MAIA LINS VAZ
Externo à Instituição - JEAN-PIERRE CARDOSO CARON