PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: RUTE CAROLINA DA CUNHA BENIGNO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUTE CAROLINA DA CUNHA BENIGNO
DATA: 24/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: "Eu e meu fole": trajetórias formativas de seis sanfoneiros profissionais
PALAVRAS-CHAVES: Acordeon. Música Popular. Aprendizagem Musical.
PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: A sanfona é um instrumento muito importante para a cultura musical nordestina e brasileira, ligada predominantemente à música popular. Está associada a tradições estéticas e a práticas de aprendizagem específicas. A produção de conhecimentos científicos em música vem, pouco a pouco, abarcando este campo e é neste cenário em esta pesquisa se situa. Este estudo busca compreender a trajetória de formação musical de sanfoneiros com carreira artística consolidada. Seus objetivos específicos são: analisar as situações e processos de aprendizagem vivenciados pelos sanfoneiros, bem como as relações entre tais processos; descrever técnicas, estilos, contextos e significados presentes na formação musical destes sujeitos; e identificar as concepções dos sanfoneiros sobre sua própria trajetória formativa. Para esta pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, tendo como metodologia a História de Vida Musical e, como principal técnica de coleta de dados, a entrevista narrativa. Foram entrevistados seis sanfoneiros com atuação profissional consolidada e reconhecida no Nordeste brasileiro. A entrevista narrativa foi complementada por entrevista semiestruturada a partir dos conteúdos imanentes da primeira entrevista. O estudo baseia-se na sociologia de Pierre Bourdieu e nos estudos sobre a cultura nordestina, aprendizagem na música e, especificamente, na música popular. A análise também foi direcionada a partir de estudos sobre forró e sobre sanfona. As principais práticas de aprendizagem analisadas foram: a familiarização, o tocar de ouvido, a imitação, a aprendizagem entre pares, estudos formais, transposição de estudos de outros instrumentos e a criação. Como contextos de aprendizagem, predominam os não institucionais, com ênfase na própria situação de performance como situação que promove, além da aprendizagem musical, o desenvolvimento das práticas profissionais do sanfoneiro. Percebe-se que, ao longo das trajetórias, se aprende não apenas a tocar sanfona, mas a ser sanfoneiro. A aprendizagem técnica e estética, a incorporação de cultura(s) e o exercício profissional são aspectos indissociáveis na trajetória desses sujeitos. A pesquisa contribui para a compreensão das práticas de aprendizagem de sanfoneiros com atuação profissional e de músicos populares em geral, podendo somar às reflexões mais amplas sobre cultura popular e arte.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOÃO VALTER FERREIRA FILHO
Interno - 1448872 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ
Presidente - 6336235 - MAURA LUCIA FERNANDES PENNA