PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LUIZ FERNANDO NAVARRO COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ FERNANDO NAVARRO COSTA
DATA: 19/06/2023
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: Música e Deficiência Visual: uma proposta de ensino e aprendizagem online de violão para cegos
PALAVRAS-CHAVES: educação musical e deficiência visual; ensino de instrumento musical para cegos; educação musical online; ensino de violão online para cegos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Por atuar de forma remota, a educação online vem se tornando uma alternativa para a formação daqueles que moram distantes dos centros educacionais e para os indivíduos com limitação de locomoção, como as pessoas com deficiência visual. A presente pesquisa implementa e avalia uma proposta de ensino online de violão para um público com cegueira total. O objetivo é compreender os processos, possibilidades e desafios envolvidos nessa iniciativa. A motivação para essa pesquisa – desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – surgiu de uma experiência pessoal no ensino de violão para uma aluna cega. A metodologia usada foi a pesquisa-ação. O processo de intervenção pedagógica consistiu em um curso de violão online para pessoas cegas realizado em duas fases: a primeira com dez aulas individuais, semanais, de outubro a dezembro de 2020. A segunda fase, iniciada em março e concluída em junho de 2021, incorporou uma aula coletiva mensal, totalizando quatorze aulas individuais e quatro coletivas. As duas fases contaram com os mesmos participantes: cinco alunos cegos de diferentes cursos de graduação da UFPB. Três alunos eram iniciantes e dois já tinham experiência no violão. O Curso de Violão Online para Cegos (CVOC), oferecido pelo programa de extensão da UFPB, foi voltado para a prática do violão popular e não fez uso da musicografia braille. A plataforma escolhida para a realização de aulas síncronas foi o Google Meet, acessada pelos alunos por meio de celular smartphone. Para as interações assíncronas e compartilhamento de arquivos e links foram utilizados o WhatsApp e o Youtube. Foram preparados, especificamente para o curso, diversos tutoriais em formato de vídeo, relativos aos conteúdos a serem trabalhados. Os resultados da pesquisa-ação apontaram eficácia no ensino online de violão para cegos. Embora tenham surgido dificuldades em virtude da internet lenta, comprometendo ocasionalmente um bom acompanhamento das atividades do aluno, verificou-se ser possível – com recursos tecnológicos satisfatórios e metodologia adequada – ensinar, na modalidade online, violão popular para pessoas cegas. Os alunos utilizaram as tecnologias digitais sem problemas, sendo bastante independentes nos acessos às plataformas e nas comunicações síncronas e assíncronas. A aprendizagem do violão baseou-se, principalmente, na memória tátil e na audição, mas a metodologia no curso também fez uso de convenções e sistemas alternativos para o ensino do ritmo, dos acordes e da forma de usar as cifras na harmonização das canções. Os alunos iniciantes aprenderam a acompanhar as canções e os ritmos brasileiros planejados para a intervenção pedagógica. Para os alunos experientes, o curso constituiu uma oportunidade de reciclagem de seus conhecimentos violonísticos e de conhecer novos sistemas de acessibilidade para a prática do violão popular. As interações foram motivadoras para os alunos, sendo também um conforto para enfrentar os dias difíceis da pandemia de Covid-19, além de favorecerem a aprendizagem colaborativa. Embora o ensino de violão online seja atualmente restrito, praticamente, ao público normovisual, o CVOC configurou-se como uma experiência singular que buscou contribuir para a equidade.
Interno - 361.575.204-00 - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA - UFPE
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO