PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARIA JOSÉ DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSÉ DOS SANTOS
DATA: 31/07/2023
HORA: 14:30
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: A COLABORAÇÃO INTÉRPRETE-COMPOSITOR NA COMPOSIÇÃO DE TRÊS ESTUDOS PARA OBOÉ SOLO.
PALAVRAS-CHAVES: oboé; práticas interpretativas; processo colaborativo intérprete-compositor; intertextualidade; pedagogia da performance.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Desde o início da sistematização da aprendizagem do oboé no século XIX, inúmeros compositores criaram obras cujo propósito é colaborar com o desenvolvimento técnico e interpretativo dos oboístas através do estudo de um determinado aspecto da técnica instrumental. Apesar de conter um número significativo de obras, o repertório para oboé de compositores brasileiros, para esse fim, é relativamente limitado. Procurando mitigar essa lacuna, realizou-se esta pesquisa artística, de caráter autoetnográfico, mediada pelo processo colaborativo com três compositores brasileiros, cujo principal objetivo foi a criação de três Estudos para oboé solo concebidos a partir da sugestão de elementos interpretativos e intertextuais, sugeridos pela intérprete. Esses elementos foram utilizados tanto como ferramentas composicionais quanto como subsídios para o aperfeiçoamento e desenvolvimento de aspectos relacionados à performance dos Estudos. A autoetnografia analítica conduziu a descrição e análise dos processos colaborativos a partir das premissas da pesquisa artística, buscando aumentar nossa compreensão através da observação ativa dos processos criativos e dos objetos artísticos desta pesquisa. Os procedimentos metodológicos adotados foram desenvolvidos através da performance de obras para oboé dos compositores colaboradores, para uma maior aproximação com suas linguagens composicionais e uma consistente interação com os compositores durante o processo de criação e performance dos Estudos, buscando continuamente um comprometimento entre as concepções estéticas dos compositores e os aspectos idiomáticos, pedagógicos e interpretativos propostos pela oboísta. Consideramos que o processo colaborativo foi eficaz, uma vez que contribuiu para a expansão do repertório para oboé, com três novas obras de compositores brasileiros: “Estudo Brasileiro para Oboé Solo”, de Uaná Barreto; “PARÁBOLA - Study for solo oboé”, de Rodrigo Lima; “Waldeinsamkeit - for solo oboe”, de Helder Oliveira. Esses estudos poderão ser utilizados tanto como ferramentas de ensino, quanto como obras para performances musicais, graças a comunicação efetiva entre a intérprete e os compositores durante toda a pesquisa, impactando significativamente a composição dos estudos, bem como a construção da interpretação dessas novas obras.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXANDRE RECHE E SILVA
Externo à Instituição - CARLOS ERNEST DIAS
Interno - 1633085 - LUCIANA NODA
Presidente - 2335047 - RAVI SHANKAR MAGNO VIANA DOMINGUES