PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: DAYSE CHRISTINA GOMES DA SILVA MENDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAYSE CHRISTINA GOMES DA SILVA MENDES
DATA: 30/06/2023
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: Promoção da autorregulação do ensino e da aprendizagem em uma ação educativa na licenciatura em música da Universidade Federal de Pernambuco.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Musical, Autorregulação da Aprendizagem Musical, Formação do Professor de música.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Esta investigação teve como principal objetivo propor, analisar e compreender a integração curricular da autorregulação da aprendizagem na formação instrumental em uma ação educativa no curso de licenciatura em música, cujos objetivos específicos foram: Compreender a autorregulação dos estudantes no início, durante e ao concluir a ação educativa; Compreender o processo autorregulatório desenvolvido pelos participantes como aprendizes e docentes; Compreender as estratégias e habilidades autorregulatórias desenvolvidas pelos participantes; Compreender os diálogos ocorridos na ação pedagógica entre a autorregulação da aprendizagem e as práticas de formação instrumental no componente eletivo tópicos especiais em música curso de licenciatura em música; Indicar contribuições da autorregulação da aprendizagem para a formação inicial do professor de música; Indicar quais as implicações da autorregulação da aprendizagem musical para a formação inicial do professor de música. O processo de construção do referencial teórico consistiu em três ramificações temáticas, a saber: Autorregulação da Aprendizagem musical, Ensino coletivo de instrumento musical/Ensino de piano em grupo e Formação inicial do Professor de Música. Utilizamos como modelos norteadores para compreender o fenômeno, o modelo das fases cíclicas autorregulatórias, o da reciprocidade triádica e o da dupla função do professor autorregulado. Por meio de uma abordagem qualitativa, desenvolvemos uma pesquisa-ação. A intervenção ocorreu através do componente curricular eletivo MU690 Tópicos especiais em música, no departamento de música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no período de fevereiro a maio de 2022. Participaram da pesquisa seis estudantes da licenciatura, a professora titular e a pesquisadora. Após seguir todos os trâmites necessários para o ingresso no campo, iniciamos a ação pedagógica com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado por todos. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionários, entrevistas semiestruturadas e aulas online e presencial gravadas em áudio. Para desvendar como ocorreu o processo autorregulatório, analisamos os dados de acordo com as seis dimensões da autorregulação da aprendizagem em música, a saber: motivo, método, tempo, comportamento, ambiente físico e social. Constatamos que para promover situações didáticas no ensino do instrumento na perspectiva da ARA, é necessário que o licenciando atue numa dupla função, a de aprendiz e docente reflexivos. Os resultados revelaram que os estudantes utilizaram estratégias e habilidades eficazes para aprender e ensinar no contexto individual e coletivo de instrumento musical, categorizadas respectivamente de acordo com os estágios das estratégias para a prática instrumental, a saber: Planejamento e preparação, estratégias executivas, avaliativas, metaestratégias, estratégias de preparação para apresentação pública e consoante os quatro estágios de desenvolvimento das habilidades autorregulatórias como por exemplo, habilidade de estabelecer objetivos, utilizar estratégias especificas, de integrar as abordagens erudita e popular no ensino do instrumento e de autoavaliação do processo autorregulatório. As descobertas também trouxeram implicações para a docência e para a Educação musical. Concluímos que assim como a presente pesquisa mostrou-se eficaz no contexto do ensino superior torna-se relevante que seja aplicada em múltiplos contextos da Educação Musical.
Externo à Instituição - CARLA SILVA REIS
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO