PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARCELO MORENO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO MORENO DA SILVA
DATA: 30/06/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Sala 107 bloco A do CCTA, em formato híbrido.
TÍTULO: Universalidade e regionalismo na obra de José Siqueira: construção das edições crítica e de performance da II Sonata para Violoncelo e Piano
PALAVRAS-CHAVES: José Siqueira. Performance. Música brasileira. Sistema Trimodal. Timing em Música.
PÁGINAS: 184
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Esta pesquisa apresenta uma análise voltada para a performance, com base em referências das expressões culturais do Nordeste do Brasil presentes na II Sonata para Violoncelo e Piano do compositor paraibano José Siqueira. Ao mesmo tempo em que propomos a elaboração de uma Edição Crítica como também uma Edição de Performance da Sonata, utilizamos noções sobre o Sistema Trimodal (SIQUEIRA, 1981a), desenvolvido pelo o próprio compositor. Assim, encontramos ferramentas para identificar padrões que auxiliaram a propor soluções para eventuais inconsistências nas cópias manuscritas, principais fontes documentais primárias para este trabalho. Salientamos que estas fontes primárias dizem respeito ao manuscrito do compositor como também a cópia justa elaborada por F. Paes de Oliveira. Juntas, se mostraram ferramentas indispensável para o entendimento composicional do autor. Como forma de propor possibilidades interpretativas para a Sonata, realizamos uma discussão acerca de conceitos sobre Timing aplicados na performance da obra a partir do estudo de Matthay (1913), Cone (1968), Epstein (1995), Aquino e Aquino (2021). Com a finalidade de investigar a linguagem violoncelística e regionalista de Siqueira, justaposta à sua universalidade composicional, a pesquisa busca identificar eventuais influências absorvidas por Siqueira através dos artistas com quem ele conviveu e se relacionou. É neste bojo que identificamos supostas traços do compositor britânico Benjamin Britten na elaboração desta obra. Desta forma, paralelo à relação compositor-intérprete estabelecida entre Britten e o violoncelista russo Mstislav Rostropovich, Siqueira também dedicou esta Sonata ao intérprete. Ao investigar uma linguagem e/ou aspectos brittenianos na Sonata, este estudo pretende também compreender a influência de Rostropovich no repertório para violoncelo do século XX para investigar se os laços entre Siqueira e Rostropovich estão apenas na dedicatória da partitura ou na composição em si.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FABIO SOREN PRESGRAVE
Presidente - 337301 - FELIPE JOSE AVELLAR DE AQUINO
Interno - 6335935 - HERMES CUZZUOL ALVARENGA