PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: SAMMA MASCARENHAS DE MENDONÇA

DISCENTE: SAMMA MASCARENHAS DE MENDONÇA
DATA: 25/07/2023
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: O LEMI E A FORMAÇÃO DOCENTE: TRAJETÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DE LICENCIADOS EM MÚSICA PELA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: saberes docentes; musicalização infantil; formação de professores de música; extensão universitária.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Foi criado em 2010, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), um grupo de estudos denominado "Grupo de Educação Musical Infantil da UFPB”. A partir das ações e estudos realizados por este grupo, surgiu o Laboratório de Educação Musical Infantil (LEMI), que funcionou ativamente até o ano de 2020. O LEMI visava criar um espaço no qual os alunos do curso de licenciatura em música tivessem a oportunidade para se dedicar ao ensino direcionado às crianças da primeira infância, promovendo aulas de musicalização infantil, funcionando, portanto, como um laboratório-escola. O laboratório proporcionou experiências diversas relacionadas ao ensino de música na infância, na educação musical de forma geral, além de abordar a prática do ensino colaborativo, já que as aulas direcionadas para a musicalização infantil eram planejadas e discutidas com a participação dos professores mais experientes e os alunos participantes, professores em formação. Alguns projetos e muitos alunos da licenciatura passaram pelo LEMI, que se constituiu, ao longo dos anos, como uma referência para a educação musical infantil na cidade de João Pessoa. Sendo assim, a presente pesquisa aborda o LEMI como um espaço para a formação de professores de música na primeira infância, analisando como esse projeto de extensão contribuiu para a experiência formativa de licenciados em música que dele participaram, enfocando os saberes docentes envolvidos nesse processo, com base na obra de Maurice Tardif, Saberes Docentes e Formação Profissional, utilizada como referencial teórico. A metodologia adotada foi a história de vida (musical), com coleta de dados através de entrevistas narrativas com dez sujeitos. Como objetivo geral, a pesquisa buscou compreender como a participação no LEMI/UFPB influenciou o percurso de formação de educadores musicais que atuam em João Pessoa. Tem ainda, como objetivos específicos: Contextualizar o LEMI no âmbito histórico e institucional da UFPB e os desdobramentos até o ano de 2023; analisar os espaços e percursos de formação e atuação musical dos alunos da licenciatura, antes de seu ingresso no LEMI; identificar as motivações e expectativas que levaram à escolha de fazer parte do laboratório; analisar os efeitos da participação no LEMI na formação profissional e pessoal dos professores que por lá passaram e seus reflexos na sua prática pedagógica posterior. A análise dos relatos dos participantes mostrou como o LEMI, como um projeto de extensão, influenciou a formação desses professores licenciados pela UFPB, propiciando o desenvolvimento de saberes experienciais (conforme Tardif) e saberes da ação pedagógica (nos termos de Gauthier e colaboradores). Concluímos que o LEMI atuou na diminuição da distância entre a prática e a teoria na formação de professores, possibilitou uma formação específica na área da musicalização infantil através do projeto de extensão – pois o currículo da Licenciatura em Música não consegue abarcar todas as particularidades dos possíveis campos de atuação do educador musical –, e ainda gerou mercado de trabalho nessa área específica na cidade de João Pessoa.
Interno - 361.575.204-00 - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA - UFPE
Externo ao Programa - 1249021 - KLESIA GARCIA ANDRADE