PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: THIAGO COSTA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO COSTA DE SOUZA
DATA: 27/07/2023
HORA: 15:00
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: Bumba-Meu-Boi do Maranhão: uma reflexão etnomusicológica sobre sustentabilidade musical
PALAVRAS-CHAVES: Bumba-meu-boi do Maranhão,Sustentabilidade musical, Ecossistemas musicais, Boi de Maracanã.
PÁGINAS: 248
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: O contexto deste trabalho busca apresentar um estudo sobre práticas musicais da cultura brasileira sob a ótica da sustentabilidade musical. Para delimitar o objeto de estudo, foi realizada uma pesquisa sobre a trajetória do grupo de Bumba-meu-boi de Maracanã desde o início do Século XXI. O foco deste estudo está pautado nos aspectos sustentáveis que ajudaram na manutenção desse grupo ao longo desse período. Portanto, este trabalho tem como objetivo principal compreender a trajetória histórica do Bumba-meu-boi de Maracanã ao longo dos últimos vinte e cinco anos (1997-2023), buscando entender, com base em estudos sobre sustentabilidade musical, quais os pontos importantes para a manutenção da sua própria existência. A sustentabilidade musical (BENDRUPS; SCHIPPERS, 2015; COOLEY, 2019; TITON, 2013, 2019a, 2020) reconhece que as mudanças socioculturais, ambientais, políticas e econômicas são inevitáveis e busca gerenciar essas mudanças para garantir integridade e continuidade das manifestações musicais no futuro. Segundo Titon (2009b), as discussões e ações em torno da sustentabilidade musical devem ser norteadas por princípios ecológicos e não da economia. Tansley (1935) aponta que o olhar ecossistêmico tem como princípio observar o organismo complexo interagindo com fatores físicos, mais amplos, que formam o ambiente ou o bioma ao qual pertence. Nesse ponto, não podemos separar o organismo do ambiente. Diante disso, Schippers (2015, p.137) propõe pensar a música como um ecossistema musical. Ele defende que “todo o sistema, incluindo não apenas um gênero musical específico, mas também o complexo de fatores que definem a gênese, o desenvolvimento e a sustentabilidade da cultura musical circundante no sentido mais amplo”. Nesta pesquisa, foram trabalhados nove conceitos em busca de uma visão contextual, holística e multiescalar para nortear o processo de análise dessa manifestação musical. Metodologicamente, essa é uma pesquisa qualitativa de natureza básica, que utiliza como meio técnico o método de procedimento histórico, estruturado por meio de pesquisa bibliográfica e documental, aliado a procedimentos etnográficos como observação participante e entrevistas. Os resultados obtidos apontam que o Boi de Maracanã se mantem por meio: da fé e dos aspectos sincréticos em que coabitam o catolicismo popular e a encantaria do tambor de mina, em busca da sobrevivência do ser humano enquanto parte de um universo simbólico ancestral; do censo comunitário e de pertencimento a um ciclo ritualístico que dá sentido à vida; da ancestralidade e continuidade provenientes da cosmovisão afro-indígena; de seu poder resiliente de si reestruturar e dialogar com o setor público e privado em busca da sobrevivência financeira; do aprendizado constante, que reagem às perturbações do mundo contemporâneo, como no período de isolamento social; e do associativismo dos indivíduos e do aproveitamento de suas habilidades em busca da satisfação da coletividade. Portanto, o entendimento dos caminhos sustentáveis com base em uma ótica ecossistêmica ao longo desse período histórico é importante para entender o processo de continuidade do Boi de Maracanã e seu estado na atualidade. Nesse sentido, o estar junto fazendo música é um dos pontos de encruzilhada em que se conectam as várias dimensões no sentido físico, filosófico, religioso e transcendental.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AGOSTINHO JORGE DE LIMA
Presidente - 1197025 - EURIDES DE SOUZA DOS SANTOS
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO