PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: CAIO FIORI BERTAZZOLI

DISCENTE: CAIO FIORI BERTAZZOLI
DATA: 31/07/2023
LOCAL: Sala de Reuniões CCTA/UFPB
TÍTULO: A batucada de samba em Córdoba, Argentina
PALAVRAS-CHAVES: Samba. Batucada. Cultura popular. Música Brasileira. Escola de Samba. Percussão.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Este trabalho apresenta e discute os resultados de uma pesquisa sobre as batucadas de samba presentes em Córdoba, Argentina, a partir do estudo de três grupos da região: Batería Cadencia Cordobesa, Acadêmicos de Manos de Fuego e Escola de Samba União da Serra. Com foco na percussão e considerando aspectos contextuais, foi conduzida uma pesquisa que buscou entender as práticas musicais do samba de batucada dos grupos, uma manifestação popular que não é típica da região. A investigação teve como suporte metodológico a pesquisa de campo, auxiliada também por experiências prévias do pesquisador vividas durante nove anos no país. A pesquisa de campo envolveu a coleta de material audiovisual, gravações pré-existentes dos grupos e entrevistas realizadas com os seus respectivos líderes e outras pessoas que participam desse contexto. As análises e interpretações têm como base estudos acerca da performance musical e da cultura popular, considerando principalmente abordagens etnomusicológicas sobre o tema, fundamentalmente os estudos relacionados às práticas musicais do samba de batucada. Os resultados demonstram que os grupos funcionam em contexto cultural compartilhado, mas com especificidades e com apropriações e reinterpretações singulares de cada agrupação dos elementos musicais do samba. Tais reinterpretações são parte de um processo que envolve a interação transcultural entre os sujeitos do contexto cultural e social cordobês, bem como o universo da batucada de samba.
Presidente - 1812371 - FABIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO
Interno - 3184175 - NINA GRAEFF