PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: FRANCISCO ORNIUDO FERNANDES FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO ORNIUDO FERNANDES FILHO
DATA: 24/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: VIDEO CONFEFÊNCIA
TÍTULO: [R]existir: a performance da Vintena Brasileira
PALAVRAS-CHAVES: Vintena Brasileira; Música Universal; Escola Jabour; Performance musical; Transmissão musical
PÁGINAS: 121
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Este trabalho investiga a performance da Vintena Brasileira, orquestra regida pelo pianista, compositor e arranjador paulistano André Marques, e que surgiu a partir de oficinas de ritmos brasileiros iniciadas em 2003. A Vintena Brasileira se fundamenta, como descrito em seu site oficial, nos preceitos da Música Universal, na acepção de Hermeto Pascoal. O termo é empregado por este músico na tentativa de descrever seu sistema musical, desenvolvido através do intenso regime de ensaios entre os anos de 1981 e 1993 no bairro do Jabour, localizado na periferia do Rio de Janeiro. As práticas ali desenvolvidas configuraram um ambiente artísticopedagógico referido na literatura como Escola Jabour, do qual André Marques e, consequentemente, a Vintena Brasileira são apontados como ramificações por parte da literatura especializada. Motivado inicialmente por minha experiência como integrante do grupo entre os anos de 2017 e 2018 e das interações e relações humanas estabelecidas, busco compreender as principais relações entre o conceito de Música Universal da Escola Jabour e os processos criativos, de transmissão e de performance musical da Vintena Brasileira. A fim de construir um entendimento ampliado sobre o tema proposto, o trabalho está vinculado aos estudos da performance, sob perspectiva etnomusicológica. Proponho, nesse sentido, reflexões para além do fato musical em si, abarcando os sujeitos em seus contextos, interações, concepções, audiência, tempo, espaço, dentre outros aspectos pertinentes para buscar a compreensão holística e contextual do grupo. Para alcançar os objetivos pretendidos, o delineamento metodológico do trabalho compreende pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. As análises e interpretações foram desenvolvidas com base na articulação entre as perspectivas teóricas dos estudos da performance musical, das perspectivas empíricas e reflexivas da literatura específica sobre a Música Universal de Hermeto Pascoal e as dimensões empíricas produzidas durante o processo de pesquisa. Os resultados apontam para uma performance que se caracteriza como resultado das experiências vividas nos processos sociointerativos e que se refletem nos elementos sonoros-estruturais e contextuais da orquestra, articulados com conceitos, técnicas e procedimentos da Música Universal abarcando dimensões de intuição, oralidade, improvisação e coletividade, gerando assim novas interações e experiências através dos produtos e desdobramentos dessa performance.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1812371 - FABIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO
Interno - 1448872 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ
Externo à Instituição - RAPHAEL FERREIRA DA SILVA