PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: CARLOS GIOVANO CUNHA MENDONÇA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS GIOVANO CUNHA MENDONÇA
DATA: 31/07/2023
HORA: 15:00
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E MOBILIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE INSTRUMENTO DE UMA LICENCIATURA EM MÚSICA
PALAVRAS-CHAVES: Saberes Docentes, Educação Superior, Ensino de Instrumento Musical, Educação Musical.
PÁGINAS: 165
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo compreender, a partir dos discursos dos professores de instrumento de uma licenciatura em música, os saberes construídos e mobilizados no ensino de instrumento musical nesse contexto. Os objetivos específicos que nos auxiliaram a atingir o objetivo geral foram: 1) Caracterizar a licenciatura em música em que os professores atuam; 2) Analisar a formação de saberes ao longo das trajetórias de formação e atuação profissional dos professores; 3) Identificar as concepções dos professores quanto à formação instrumental na Licenciatura em Música; 4) Analisar os saberes mobilizados nas aulas de instrumento. Adotamos como referencial obras que tratassem dos saberes docentes (TARDIF, 2014; GAUTHIER et al., 1998; PIMENTA, 1999; SHULMAN, 1986; 1987). Em nossa metodologia, adotamos a abordagem qualitativa como estratégia de pesquisa, aliada a entrevistas narrativas para compor os dados e a análise de conteúdo de Bardin (1977) como técnica de análise dos dados coletados. Pudemos concluir que os saberes dos professores que atuam na licenciatura estão relacionados com suas trajetórias de formação e de atuação profissional e que suas concepções também sofrem influência da trajetória. Além disso, a pesquisa exerce um papel importante na formação pedagógica do professor, quando realizada em diálogo com a prática docente. Existem também determinados saberes que emergem da prática, como aqueles relacionados à: compreensão dos limites e possibilidades a partir do conhecimento do perfil dos estudantes, ou seja, aspectos relacionados às vivências musicais, preferências etc.; necessidade de adaptar o processo pedagógico aos estudantes, quer dizer, adequar o que é exigido conforme o perfil dos estudantes; construir o processo educativo junto com o estudante, ou seja, aspectos vinculados à prática que buscam, de algum modo, a inclusão do estudante na disciplina; à aprender de maneira compartilhada, ou seja, a construção de um espaço favorável à troca de ideias entre alunos e entre alunos e professor; a conhecer as dificuldades dos estudantes; ao trabalho pedagógico sobre as dificuldades dos estudantes, ou o que os professores fazem para promover a superação das dificuldades do estudantes; saber aprender para saber ensinar, que se trata do pensar outras formas de estudar que podem ser úteis na graduação; o trabalho de desenvolver competências e habilidades pedagógicas nos estudantes, que trata de um aspecto intencional de desenvolvimento profissional dos estudantes das disciplinas de prática instrumental; e a avaliação em função do processo, que implica num acompanhamento temporal no desenvolvimento do conhecimento dos estudantes, bem como também a adaptação da avaliação em função do estudante. Tais pontos estão relacionados aos saberes da experiência, curriculares, pedagógicos/profissionais/da ciência da educação, aos saberes disciplinares, aos saberes da tradição pedagógica, ao conhecimento dos alunos e suas características, ao conhecimento dos contextos, ao conhecimento dos fins educacionais. A partir das trajetórias identificamos que tais saberes são temporais, não estáticos e sociais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 361.575.204-00 - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA - UFPE
Externo à Instituição - MATHEUS HENRIQUE DA FONSÊCA BARROS
Interno - 6336235 - MAURA LUCIA FERNANDES PENNA