PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ROSANGELA SOUZA DA SILVA

DISCENTE: ROSANGELA SOUZA DA SILVA
DATA: 31/07/2023
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: Prática docente de professores de música e sua relação com as tecnologias digitais através de produções de vídeos.
PALAVRAS-CHAVES: Prática docente; Tecnologias digitais; Produção de vídeos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: A forma como os professores de música se relaciona com as tecnologias digitais pode trazer contribuições significativas para a sua prática docente na atualidade. Sendo assim, esta pesquisa parte do seguinte questionamento: como se dá a relação dos professores de música com as tecnologias digitais em suas práticas de ensino? Dessa forma, busco como objetivo geral: compreender a prática docente de professores de música que atuam na Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN) destacando o papel das produções de vídeos no contexto de suas práticas. Como objetivos específicos: compreender a relação dos professores de música com as tecnologias digitais na sua formação e atuação musical; identificar as aprendizagens e reflexões a partir das gravações e produções de vídeos de conteúdos didáticos; e compreender os desafios e aprendizagens que emergem do compartilhamento de vídeos em mídias sociais pelos professores. Nesse sentido, realizei uma pesquisa com abordagem qualitativa, tendo o grupo focal realizado no formato remoto, como principal procedimento de coleta de dados. Logo, os participantes da pesquisa são quatro professores de música atuantes na Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN). Sendo assim, os eixos temáticos de investigação são: Tecnologias digitais nas práticas docentes de professores música; Tecnologias digitais de gravação; e produções audiovisuais e Plataformas digitais. Dessa forma, o diálogo das tecnologias digitais com a prática docente dos professores refletiu na vivência dos alunos, resultou em diferentes experiências e a partir de toda produção de vídeos, houve aprendizado. Portanto, este trabalho se apresenta relevante porque apresenta uma reflexão a partir da ótica de professores quanto às especificidades e produções em vídeos que ocorrem na prática musical e docente, fazendo um diálogo entre a música produzida e consumida.
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO
Presidente - 1742360 - JUCIANE ARALDI BELTRAME