PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANDREZA SIQUEIRA GAMA

DISCENTE: ANDREZA SIQUEIRA GAMA
DATA: 27/11/2023
LOCAL: VIDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: ENSINO COLETIVO DE VIOLINO À LUZ DA PEDAGOGIA DIFERENCIADA: Concepções teóricas e práticas a partir do curso de extensão da UFPB
PALAVRAS-CHAVES: ECIM; abordagem não-simultânea; violino; estratégias didáticas; Pedagogia Diferenciada; ensino coletivo de violino.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Historicamente, o Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ECIM) é praticado no Brasil tendo como base a abordagem simultânea de ensino, esse sistema consiste em nivelar os conteúdos e atividades através de um denominador comum. Assim, o grupo é entendido como um organismo único que se desenvolve de forma homogênea por meio de atividades simultâneas realizadas pelos alunos. No entanto, a revisão de literatura na última década sobre o ECIM no Brasil e em Portugal, mostrou que essa metodologia pode apresentar diferentes abordagens no contexto prático, e isso está diretamente ligado à organização dos grupos, quantitativo de alunos e objetivos em cada contexto de ensino. Através de uma análise mais detalhada, podemos perceber que assim como qualquer metodologia, o ECIM possui pontos que necessitam de maior atenção, pois suas bases ainda estão alicerçadas em práticas que perduram há séculos. As reflexões que estão sendo feitas em prol das funções da educação musical precisam repercutir no ECIM, bem como, novas formas de pensar o ensino na prática, precisam ser idealizadas. Nessa perspectiva, o conceito da Pedagogia Diferenciada visa um ensino que contempla o aluno em sua individualidade mesmo imerso em um contexto de ensino coletivo. Esse novo conceito vem sendo estudado em Portugal, apontando resultados positivos na melhoria da formação integral dos alunos. A presente pesquisa tem como principal questão: Que relações podemos estabelecer entre as práticas de ensino coletivo de violino do curso de extensão em música da UFPB: Musicalização infantil através do violino e da viola e os princípios da Pedagogia Diferenciada? Para a realização dessa pesquisa é proposto um estudo de caso de abordagem qualitativa do projeto de extensão em música do Departamento de Música- DEMUS/UFPB, intitulado: Musicalização infantil através do violino e da viola. Por meio de observação das aulas e aplicação de entrevista semiestruturada. Como resultado das análises foi possível identificar a utilização de abordagens não-simultâneas em alternância à abordagem simultânea de ensino, e com isso, relacionar possíveis características da Pedagogia Diferenciada. A conclusão dessa pesquisa apontou que a diferença no ritmo de aprendizagem dos alunos foi percebida logo no primeiro semestre de aulas, principalmente devido aos quesitos concentração e desenvolvimento motor, por isso, o ideal para o ensino coletivo é o equilíbrio entre dois parâmetros, o indivíduo e o grupo. Por fim, a aplicação dos princípios da Pedagogia Diferenciada no ECIM se encontra imerso em um contexto positivo de inovação, de ampliação das fronteiras do conhecimento, de tal forma que nos façam avançar empírica e conceitualmente.Nesse ponto, o conceito da Pedagogia Diferenciada idealiza um ensino que contempla o aluno em sua individualidade mesmo imerso em um contexto de ensino coletivo. Esse novo conceito vem sendo estudado em Portugal, apontando resultados satisfatórios para o aprimoramento do ensino integral dos alunos. A presente pesquisa tem como principal questão: Tendo em vista a formação acadêmica e prática do professor de violino que acaba por atuar no contexto do ECIM, que relações podemos estabelecer entre as práticas de ensino coletivo de violino observadas no curso de extensão em música da UFPB e o conceito da Pedagogia Diferenciada? Para a realização dessa pesquisa é proposto um estudo de caso de abordagem qualitativa do projeto de extensão em música do Departamento de Música- DEMUS/UFPB, intitulado: Musicalização infantil através do violino e da viola. Por meio de observação das aulas em duas etapas: 1. Pesquisador(a) Não-Participante, e 2. Pesquisador (a) Participante Completo. A aplicação de entrevista semiestruturada foi a última etapa da coleta de dados dessa pesquisa. Como resultado das primeiras análises, foi possível identificar a utilização de abordagens não-simultâneas em algumas atividades em sala de aula, e com isso, relacionar possíveis características da Pedagogia Diferenciada. A fase interpretativa final dessa pesquisa poderá ampliar a reflexão sobre como os conceitos da teoria se mostram na prática.
Externo à Instituição - FLÁVIA MARIA CRUVINEL
Interno - 6335935 - HERMES CUZZUOL ALVARENGA