PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: EDUARDO HENRIQUE SIMÕES DUARTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO HENRIQUE SIMÕES DUARTE
DATA: 15/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: VIDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: FREVO COM ASAS: CONVERGÊNCIAS NO FREVO-CANÇÃO A PARTIR DO ÁLBUM ASAS DA AMÉRICA FREVO (V.1 1979)
PALAVRAS-CHAVES: frevo-canção, gênero musical, convergência, carnaval, álbum discográfico.
PÁGINAS: 173
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Neste estudo, propomos a análise dos impactos do álbum "Asas da América frevo", produzido pelo pernambucano Carlos Fernando em 1979, interpretado por notáveis artistas da MPB. Investigaremos como esse álbum promoveu a convergência de diferentes vertentes do frevo-canção. Vale salientar que esse trabalho discográfico surgiu em um contexto em que o frevo-canção, outrora limitado a bailes de clubes no Carnaval, começou a atrair grandes multidões nas ruas, exemplificado pelo Galo da Madrugada e pelo “frevo novo” performado nos trios elétricos de Salvador. Além disso, durante os anos 1970 havia um hiato nas produções fonográficas de frevo, muito em decorrência da bancarrota sofrida pela indústria fonográfica pernambucana - Mocambo/Rozenblit -, mas também, em decorrência de uma série de convenções estilística promovidas pela “autoridades do frevo” de Pernambuco, que ao longo de cinquenta anos, terminaram por impedir uma renovação do gênero, além de rechaçarem algumas produções “forasteiras”. Com um álbum dedicado ao frevo, mas produzido no Sudeste através de uma das grandes multinacionais Epic/ CBS, Carlos Fernando precisaria conquistar corações e mentes de Pernambuco, principal mercado fonográfico do gênero. Também é importante destacar que o idealizador do projeto queria que o frevo se tornasse um gênero musical de circulação nacional. Mas para isso, ele precisaria fazer com que o frevo-canção feito por artistas da MPB e, principalmente, pelos tropicalistas baianos, dialogasse com o frevo-canção “tipicamente pernambucano”. Neste intento, a produção do álbum contou com arranjos e performance de dois pernambucanos, o maestro Juarez Araújo - responsável pelas orquestrações -, que apesar de estar radicado no sudeste do país há décadas, havia se formado nas orquestras típicas de frevo, além de sua velha parceria com Geraldo Azevedo, responsável pelos arranjos e base. Desta forma, Carlos Fernando buscou quebrar as fronteiras entre convenções que separavam o frevo-canção pernambucano do “frevo novo” - baiano -, buscando convergir, tanto esses dois principais “sotaques de frevo”, como também, outros gêneros musicais. Portanto, o objetivo de nossa pesquisa consistiu em analisar as convergências estilísticas no frevo-canção, catalisadas pelo álbum "Asas da América" (Vol. 1, 1979).
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AMÍLCAR DE ALMEIDA BEZERRA
Presidente - null - CARLOS SANDRONI - UFPE
Externo à Instituição - LUCAS VICTOR SILVA
Interno - 3184175 - NINA GRAEFF