PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: RAQUEL AVELLAR COUTINHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL AVELLAR COUTINHO
DATA: 18/12/2023
LOCAL: VIDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: Educação Musical Biocêntrica no ensino superior em música: diretrizes de uma nova filosofia praxial para a formação musical holística.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Musical Biocêntrica. Princípio Biocêntrico. Formação Holística do Indivíduo. Aprendiz contemporâneo. Ensino Superior em Música.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: A Educação Musical Biocêntrica é uma nova filosofia praxial da educação musical pautada no Princípio Biocêntrico, que coloca a vida como centralidade e, quando incorporado à educação, busca a formação humana holística e a expansão da consciência. As discussões atuais vêm evidenciando a necessidade de (re)conhecer o aprendiz do século XXI diante das mudanças nas relações humanas, da crise na civilização contemporânea e dos prejuízos causados pela ação humana no meio ambiente, levando à necessidade de uma mudança de paradigma dentro do cenário da globalização. Neste sentido, este estudo buscou compreender os eixos norteadores que orientam uma práxis de Educação Musical Biocêntrica na educação superior, considerando a atual realidade desse nível de ensino na área de música, perspectivas da educação musical na contemporaneidade e bases epistemológicas da Educação Biocêntrica. Esse objetivo geral desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: verificar dimensões epistemológicas e pedagógicas que podem orientar a elaboração de uma práxis educativo-musical centrada nos princípios da Educação Biocêntrica; compreender características, avanços, problemas e desafios do ensino superior em música na contemporaneidade; identificar singularidades que caracterizam uma práxis de Educação Musical Biocêntrica, com foco na formação do músico no ensino superior e; elaborar diretrizes para uma formação em música a partir dos pilares da Educação Musical Biocêntrica. A pesquisa foi analítica-reflexiva-propositiva e adotou uma abordagem qualitativa, tendo como principal instrumento de coleta de dados a pesquisa documental. O universo da pesquisa foi o ensino superior e o público-alvo foi constituído por cursos de graduação em música (bacharelado e licenciatura) de dez importantes universidades públicas do Brasil, sendo duas de cada região do país. A análise dos documentos foi realizada com base nos conceitos que fundamentam a Educação Biocêntrica e os resultados evidenciaram que os currículos estão desarticulados entre si, do seu tempo histórico e dos dilemas educativos da contemporaneidade, exigindo uma tomada de consciência sobre o papel da educação musical na formação do indivíduo que atua no mundo contemporâneo globalizado e ultra-conectado e sobre a necessidade de adotarmos práxis educativas alinhadas a uma visão de mundo integradora e que coloquem a vida e o desenvolvimento humano como centralidade.
Presidente - 1448872 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO