PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: PABLO CÉSAR SILVA

DISCENTE: PABLO CÉSAR SILVA
DATA: 13/12/2023
LOCAL: VIDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: A MODELAGEM NA EXPERIÊNCIA-RITUAL DO SANTO DAIME ATRAVÉS DA PERFORMANCE VIOLONÍSTICA: um estudo de caso na comunidade daimista Céu da Campina na Paraíba.
PALAVRAS-CHAVES: Peformance. Violão. Santo Daime. Músicos. Nordeste
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: O presente estudo se propõe a investigar a prática músico-ritualística na comunidade daimista Céu da Campina (PB). Grupo pertencente a doutrina religiosa do Santo Daime, que se caracteriza por sua forte relação com a performance musical. A investigação tem como recorte a prática musical, em especial a performance instrumental como parâmetros para compreender sua eficácia e função dentro do ritual religioso. Dentro dos pilares de análise estará a performance violonística do músico Clemilson Dantas. No contexto de música Ayahuasqueira, o Santo Daime possui uma prática musical que é realizada ao vivo, configurando a performance do ritual como um resultado de caráter dinâmico, no qual, combinam-se elementos que convergem em uma resultante que é a performance-ritual, formada a priori por: indivíduos/performers, o chá da ayahuasca (daime) e o seus hinos. Para isso, será contextualizado a abordagem da performance nas chamadas práticas musicais participatórias que se baseiam na ideia do Flow1 (TURINO, 2008) e a teoria da morfologia da Obra Aberta (FIEL DA COSTA, 2016; 2018), esta última, adaptada ao contexto performático do Santo daime partindo do pressuposto do hino daimista ser a “estrutura de invariância” de onde se originam a performance nos rituais. Ainda como pressupostos teóricos foram usados os estudos sobre Saberes Situados (GROSFOGUEL, 2008), abordagem êmico/ética (NETTL, 2005), abordagens essas que se justificam entre outros aspectos, pelo envolvimento do pesquisador como membro de uma religião amazônica - que se atualizada em território nordestino - e músico participante nos rituais. A metodologia usada foi a etnografia guiada pela performance, inspirada em Junqueira (2020). Pela ênfase na performance violonística, a pesquisa inaugura os estudos acadêmicos sobre o tema de maneira aprofundada, desempenhando um papel fundamental na compreensão mais profunda sobre a interseção entre música, ritual e Performance. Oferece a oportunidade de desvendar detalhes sobre técnicas de execução, escolhas musicais e interpretações que podem ter passado despercebidos até agora. Além disso, uma pesquisa nessa área também pode contribuir para a preservação da tradição musical do Santo Daime. Ao analisar as nuances da performance violonística, é possível documentar e compreender as variações regionais, o estilo individual do músico estudado e lançar luzes para a compreensão das demais performances em um contexto mais amplo dessa religião musical. Nos objetivos está previsto a análise dos elementos estéticos e estruturais presentes na música do Santo Daime, revelar de que maneira atuam os instrumentos musicais, compreender suas relações de eficácia e verificar a presença do conceito de música de trabalho, como parâmetro de eficácia no acompanhamento do violão.
Presidente - 3076178 - MARCELLO MESSINA
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO