PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de DEFESA: RAFAELA RAULINO NOGUEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA RAULINO NOGUEIRA
DATA: 23/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 20
TÍTULO: INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE SEGUNDO AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação Educacional. Recursos Humanos. Profissional da Saúde. Validação. Análise Fatorial.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Introducao: E possivel enxergar a mudanca no processo de formacao dos profissionais de saude ao decorrer dos anos: a visao centrada na doenca se voltou para uma visao holistica do sujeito; um modelo de carater meramente assistencialista passou a ser um modelo que enxerga a importancia da prevencao e promocao a saude; a assistencia direcionada apenas por um profissional passa a ter como foco o trabalho interprofissional em saude. Um dos atores que promoveram essa reorientacao da formacao foi o estabelecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) que servem de base para a construcao dos Projetos Pedagogicos de Cursos (PPC). Objetivo: Adaptar e validar um instrumento baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para avaliacao da formacao em saude. Materiais e Metodo: Trata-se de um recorte do projeto majoritario denominado “Avaliacao dos Cursos da area de saude da Universidade Federal da Paraiba: perspectivas docentes e discentes em diferentes abordagens metodologicas”, com carater descritivo e exploratorio, de natureza quantitativa e qualitativa. O instrumento original era composto por 4 dimensoes e 20 subdimensoes – Perfil do Futuro Egresso (Q1 a Q5), Orientacao do Cuidado em Saude – (Q6 a Q10), Integracao Ensino-Servico (Q11 e Q12) e Abordagem Pedagogica (Q13 a Q20). A validacao do instrumento contou com dois processos de validacao apos sua adaptacao inicial: a Validacao de Conteudo (atraves da analise de 08 especialistas que atenderam aos criterios estabelecidos na pesquisa) e a Validacao Estatistica (atraves do uso da Analise Fatorial Confirmatoria - AFC) realizada apos a conducao da Analise Fatorial Exploratoria (AFE). Resultados e Discussao: No processo de Validacao de Conteudo, o instrumento foi encaminhado para os especialistas via correio eletronico em conjunto com um guia pratico de avaliacao para homogeneizar as respostas dadas pelos especialistas. Todas as dimensoes e suas composicoes (subdimensoes) alcancaram medias e desvios-padroes dentro do estabelecido pela pesquisa e as sugestoes de reformulacao textual foram consolidadas e alteradas quando necessario. O questionario apos a Validacao de Conteudo foi aplicado aos 302 estudantes dos ultimos periodos dos cursos da area da saude ligados ao Centro de Ciencias da Saude (CCS) e Centro de Ciencias Medicas (CCM) de uma universidade publica federal. Com o banco de dados estruturado, a AFE forneceu os melhores resultados com a retirada das questoes Q3 (Autonomo) e Q20 (Articulacao Ensino-Pesquisa-Extensao), permanecendo 18 questoes, alem de alcancar bons resultados quanto ao indice de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO), teste de esfericidade de Bartlett (BTS) e Medida de Adequacao da Amostra (MAA), determinando a retencao de 3 dimensoes que representam o total de 60,67% da variabilidade total das variaveis. O resultado do Alfa de Cronbach (α=0,921) indicou consistencia interna do instrumento, favorecendo ao inicio da AFC. Os resultados da AFC foram satisfatorios quanto ao modelo de mensuracao (apresentando Validade Convergente e Validade Discriminante dos tres fatores/subdimensoes), como tambem ao modelo estrutural (avaliado atraves dos indices de ajuste do modelo). Conclusao: O Instrumento de Avaliacao da Formacao em Saude segundo as DCN tornou-se valido e confiavel, uma vez que atendeu todos os requisitos do processo de validacao utilizados neste estudo, permitindo sua utilizacao em meio academico. O mesmo podera trazer para os cursos da saude sua avaliacao, adequacao e possiveis mudancas que possam favorecer aos futuros profissionais que estarao em processo de formacao, atraves da visao dos docentes, discentes ou outros que estejam ligados ao desenvolvimento dos cursos de saude.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 588112 - JOSE CARLOS DE LACERDA LEITE
Interno - 6329963 - JOZEMAR PEREIRA DOS SANTOS
Presidente - 1190307 - KATIA SUELY QUEIROZ SILVA RIBEIRO
Externo à Instituição - LUIZ ROBERTO AUGUSTO NORO
Interno - 1647161 - TALITHA RODRIGUES RIBEIRO FERNANDES PESSOA