PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
(83) 3216-7592/7592

Banca de DEFESA: BRENDA FEITOSA LOPES RODRIGUES

DISCENTE: BRENDA FEITOSA LOPES RODRIGUES
DATA: 25/02/2021
LOCAL: https://meet.google.com/smu-aepa-wfz?hs=122&authuser=0
TÍTULO: RELAÇÃO DOS ANTIRRETROVIRAIS COM AS ALTERAÇÕES LIPÍDICAS DA SÍNDROME LIPODISTRÓFICA EM PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS
PALAVRAS-CHAVES: HIV; Terapia antirretroviral; Dislipidemia.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Introdução: A infecção ao HIV/AIDS configura-se como um grave problema de saúde pública, no que se refere às repercussões da doença e também pelo crescente aumento de casos e elevada taxa de mortalidade em todo o mundo. Com a introdução da TARV observou-se diminuição do número de mortes pelo HIV/AIDS, entretanto, ao aumentar a expectativa de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA), o uso da terapia antirretroviral poderá induzir a complicações metabólicas. Objetivo: Analisar a relação dos antirretrovirais com as alterações lipídicas da síndrome lipodistrófica em pessoas vivendo com HIV/AIDS. Método: Trata-se de um estudo seccional realizado a partir de dados coletados pelo Projeto Nutricárdio no período de 25/03/2015 a 30/05/2016, previamente aprovado, conforme protocolo 0449/14. O local de coleta de dados foi o Complexo Hospitalar de Doenças Infecto- Contagiosas Clementino Fraga (CHCF), hospital de referência em atendimento a PVHA, no município de João Pessoa – PB.A população desta pesquisa foi estimada em 2861 indivíduos que recebiam regularmente medicação no serviço, e a amostra foi composta por 400 PVHA. Dentre esses foi possível avaliar o perfil lipídico em 385 pessoas, que constitui a amostra dessa subanálise. Nesses indivíduos será descrito o risco associado ao uso da TARV para desenvolvimento de Dislipidemia, que será a variável dependente. Foi aplicado o Modelo WOE, que avaliou a influência do uso dos antirretrovirais na variável dependente, dislipidemia. Após a análise, os dados referentes ao perfil sociodemográfico das PVHA com dislipidemia, ao tipo de TARV utilizada e à associação entre ambos, foi apresentado através de tabelas e gráficos. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba – CEP/CCS, na 10ª reunião realizada em 23/10/2014 sob o Protocolo 0449/14, CAAE 34279314.9.0000.5188. Resultados: A amostra foi constituída por 326 PVHA em uso de TARV. No que diz respeito a variáveis sociodemográficas das PVHA com dislipidemia, identificou-se que a predominância é referente ao sexo masculino 196 (83,4%), não branco 216 (82,8%), com idade ≥ 45 anos 163 (85,8%), possuindo ensino fundamental incompleto 186 (85,3%), não convivendo com companheiro 179 (84,8%), tendo renda per capita de até um salário mínimo 107 (86,3%) e ocupação o fato de ser aposentado/pensionista 175 (86,2%). Em relação ao perfil de utilização dos antirretrovirais, houve predominância (30,8%) das PVHA que utilizavam a combinação referente ao grupo II (AZT/3TC+IP). Quanto as PVHA em uso da TARV, 179 (87,3%) que apresentaram dislipidemia, utilizaram a TARV com IP, assim como, observou-se que entre as 108 PVHA utilizando a combinação referida no grupo II, ocorreu maior prevalência de dislipidemia (88,5%). Em relação ao tipo de dislipidemia das PVHA em uso de TARV com IP, 79 (39,1%) apresentou Hipertrigliceridemia e HDL baixo e quando associado a variável referente aos grupos de TARV mais utilizados, quem utilizou o grupo II também apresentou Hipertrigliceridemia e HDL baixo 39 (35,8%). Por fim, através do WOE foi possível verificar o peso da evidência na Dislipidemia por grupos de TARV, concluindo que a TARV possui fraca influencia para com a dislipidemia.
Externo ao Programa - 2115515 - AMIRA ROSE COSTA MEDEIROS
Interno - 2570315 - CALIANDRA MARIA BEZERRA LUNA LIMA