PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
(83) 3216-7592/7592

Banca de DEFESA: ADRIANA DA SILVA BALTAR MAIA LINS

DISCENTE: ADRIANA DA SILVA BALTAR MAIA LINS
DATA: 29/03/2021
LOCAL: https://meet.google.com/tyu-msnr-fqy
TÍTULO: APLICAÇÃO DO INCENTIVO FINANCEIRO DO PMAQ, NO 3º CICLO, SOB A ÓTICA DAS EQUIPES DE SAÚDE E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA NOS MUNICÍPIOS DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Investimento; Estratégia; Saúde da Família; PMAQ; Atenção Primária.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Engenharia/Tecnologia/Gestão
RESUMO: No Sistema Único de Saúde, a Atenção Primária predominantemente atua na lógica da Estratégia da Saúde da Família, caracterizada por sua abrangência e proximidade com os territórios, bem como com a dinâmica de organização da população. As equipes de saúde são formadas por várias categorias profissionais e algumas contam com o apoio do Núcleo ampliado de saúde da Família (NASF). Considerando os avanços e desafios acerca do fortalecimento da Atenção Primária, o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Assistência (PMAQ) foi criado, a fim de avaliar a qualidade dos serviços de saúde, a partir do desempenho dos profissionais da Atenção Primária no alcance de metas pré-estabelecidas, almejando a reorganização da rede de saúde. A presente dissertação teve por objetivo analisar o entendimento dos profissionais das equipes de saúde acerca da aplicação do incentivo financeiro do PMAQ e sua influência na qualificação da Atenção Primária nos municípios da Paraíba, tendo em vista que a maior parte das ações é desenvolvida por eles. Nesse trabalho, foi utilizado o banco de dados secundário da Pesquisa intitulada “Impactos do PMAQ-AB na Atenção Básica: análise da aplicação do incentivo financeiro por desempenho às equipes de saúde no Brasil”, construída pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Política, Educação e Cuidado em Saúde - GPECS da UFPB, a partir de questionário respondido por trabalhadores das equipes de saúde da atenção primária dos municípios do estado da Paraíba, no 3º ciclo do PMAQ. A amostra consta de 812 profissionais que foram entrevistados concomitantemente a avaliação externa no ano de 2018. Para o estudo foram considerados 5 eixos estruturantes para uma atenção primária qualificada, melhoria no acesso, melhoria na eficiência, melhoria nos resultados em saúde, melhor satisfação do usuário e melhor satisfação dos profissionais. Tratou-se de um estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa. A abordagem estatística envolveu análise descritiva dos dados através de gráficos e tabelas, e modelagem de regressão logística para avaliar como a utilização dos recursos do PMAQ-AB influenciou na qualificação da atenção básica nos municípios da Paraíba. Os resultados mostram que, apesar do PMAQ ter sido um programa que buscava a qualificação da atenção primária, atrelando uma ampla visão nos aspectos avaliativos, a maior parte dos profissionais participantes do estudo, apontaram que para se obter uma melhoria na qualidade da Atenção Primária, seria relevante levar em consideração essencialmente as questões atreladas ao salário. Os resultados dos modelos de regressão logísticos ajustados indicaram que houve um consenso por parte das diferentes categorias profissionais de que a garantia de uma boa remuneração salarial resulta numa melhor prestação de serviços e por conseguinte, indicam melhoria de qualidade seja na dimensão de acesso, eficiência, resultados em saúde, processo de trabalho, resultados em saúde, satisfação do usuário e do profissional. Elucidou-se com este estudo que o PMAQ teve aspectos relevantes no que se refere a processos avaliativos, na busca de incremento financeiro para melhoria da qualidade da assistência na Atenção Primária, sendo necessário melhor entendimento por parte dos profissionais das diretrizes da Atenção Primária, bem como do que o programa almejava, a fim de melhor efetividade na qualidade da assistência.
Externo ao Programa - 1024801 - ANDRE LUIS BONIFACIO DE CARVALHO
Interno - 588112 - JOSE CARLOS DE LACERDA LEITE